CONTRIBUIÇÕES DO PRÉ VESTIBULAR COMO TERRITÓRIO ALTERNATIVO DE CIDADANIA
DOI:
10.46551/259498102021029Palavras-chave:
categoria, Territorialidades, educação, geografiaResumo
O presente artigo tem como objetivo principal refletir sobre o PVA como um Território Alternativo, considerando-o como lócus de cidadania e inclusão social. A Proposta foi apresentada originalmente em forma de pesquisa de doutorado defendida no programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia em 2019. O problema da pesquisa fundamenta-se na histórica dificuldade que os estudantes das classes economicamente menos favorecidas geralmente têm para ingressar no Ensino Superior, haja vista, que o ensino proporcionado pelo poder público tem de modo enfático demonstrado fator de segregação em favor de uma minoria, evidenciando-se assim, uma educação exclusiva para uma elite, favorecendo com isso, a manutenção de privilégios e, consequentemente contribuindo para aprofundar as desigualdades no País. Para a discussão fora realizado levantamento bibliográfico sobre o tema em questão, a fim de fundamentar a discussão que se propôs como objetivo. Os resultados apontam para a comprovação do PV como um Território alternativo de Cidadania ao considerar que para composição desses Territórios são necessários: o chão, os grupos sociais, os objetos materiais, os elementos naturais e as interações sociais, políticas, econômicas e culturais costuradas a partir das interações no cotidiano do espaço geográfico. Assim, ao contribuir para a construção de novas possibilidades sociais de vida dos participantes, o PV configura-se como um Território de Cidadania, ou seja, confirma-se como materialização da inclusão social, política, econômica dos sujeitos na sociedade.
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