CONTRIBUIÇÕES DO PRÉ VESTIBULAR COMO TERRITÓRIO ALTERNATIVO DE CIDADANIA

Autores

  • Adriano R. De S. De La Fuente Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Adriany de Ávila Melo Sampaio Universidade Federal de Uberlândia – UFU

DOI:

10.46551/259498102021029

Palavras-chave:

categoria, Territorialidades, educação, geografia

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal refletir sobre o PVA como um Território Alternativo, considerando-o como lócus de cidadania e inclusão social. A Proposta foi apresentada originalmente em forma de pesquisa de doutorado defendida no programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia em 2019. O problema da pesquisa fundamenta-se na histórica dificuldade que os estudantes das classes economicamente menos favorecidas geralmente têm para ingressar no Ensino Superior, haja vista, que o ensino proporcionado pelo poder público tem de modo enfático demonstrado fator de segregação em favor de uma minoria, evidenciando-se assim, uma educação exclusiva para uma elite, favorecendo com isso, a manutenção de privilégios e, consequentemente contribuindo para aprofundar as desigualdades no País. Para a discussão fora realizado levantamento bibliográfico sobre o tema em questão, a fim de fundamentar a discussão que se propôs como objetivo. Os resultados apontam para a comprovação do PV como um Território alternativo de Cidadania ao considerar que para composição desses Territórios são necessários: o chão, os grupos sociais, os objetos materiais, os elementos naturais e as interações sociais, políticas, econômicas e culturais costuradas a partir das interações no cotidiano do espaço geográfico. Assim, ao contribuir para a construção de novas possibilidades sociais de vida dos participantes, o PV configura-se como um Território de Cidadania, ou seja, confirma-se como materialização da inclusão social, política, econômica dos sujeitos na sociedade.

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Publicado

2021-09-01

Como Citar

R. De S. De La Fuente, A., & de Ávila Melo Sampaio, A. (2021). CONTRIBUIÇÕES DO PRÉ VESTIBULAR COMO TERRITÓRIO ALTERNATIVO DE CIDADANIA. Revista Ciranda, 5(3), 85–99. https://doi.org/10.46551/259498102021029

Edição

Seção

Educação Inclusiva

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