AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E O PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

  • Lucia Terezinha Zanato Tureck UNIOESTE
  • Silvane dos Santos de Moura Macagnan UNIOESTE

DOI:

10.46551/259498102021035

Palavras-chave:

capitalismo, educação especial, educação inclusiva, políticas públicas

Resumo

As políticas públicas de educação especial desenvolvidas no Brasil, para a legalização do direito à educação das pessoas com deficiência, são expostas no decorrer do artigo. Nesse contexto, analisou-se também, a perda de direitos e o processo de reestruturação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Com o embasamento teórico da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, as quais fundamentam-se no Materialismo Histórico-Dialético, método de abordagem utilizado, este trabalho constitui-se em uma pesquisa qualitativa com revisão bibliográfica e análise documental. Assim, a escolarização dos alunos com deficiência segue sendo ofertada na escola comum, ainda que as possibilidades de aprendizagem aconteçam em meio a condições que nem sempre são as mais adequadas ao ensino e ao atendimento das necessidades dos alunos. A precariedade da educação pública ocorre decorrente do baixo investimento estatal e de políticas públicas mínimas, em razão da desigualdade criada pelo capitalismo.

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Biografia do Autor

Lucia Terezinha Zanato Tureck, UNIOESTE

Doutora em Letras. Docente da Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação. Membro do Grupo de Pesquisa HISTEDOPR.

Silvane dos Santos de Moura Macagnan, UNIOESTE

Mestra em Educação. Especialista em Educação Especial e Inclusiva. Pedagoga da rede pública de ensino estadual de Cascavel.

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Publicado

2021-09-01

Como Citar

Terezinha Zanato Tureck, L., & dos Santos de Moura Macagnan, S. (2021). AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E O PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Revista Ciranda, 5(3), 177–197. https://doi.org/10.46551/259498102021035

Edição

Seção

Educação Inclusiva