A COVID-19 E A POPULAÇAO NEGRA
DOI:
10.46551/259498102021040Palavras-chave:
população negra, COVID-19, racismoResumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir dados divulgados sobre a COVID 19 e a população negra, bem como análises que foram sendo feitas através de noticiários e leituras diversas a respeito do assunto. Embasamos também nas conversas/palestras e aulas realizadas no Grupo de Estudo Ensino de Geografia e Relações Étnico Raciais onde o debate sobre a condição da população negra sempre foi discutida com muita responsabilidade. Diversos tópicos sobre a condição deste povo foram discutidos ressaltando a importância, a necessidade e a urgência de se falar sobre o tema. Durante a pesquisa podemos perceber a falta de estrutura em que vive uma grande parcela da população negra no Brasil e no mundo e as consequências quanto ao enfrentamento de diversos problemas sociais, principalmente no que tange ao Covid-19, que já matou milhões de pessoas pelo mundo e que mais de 50% desses mortos são pessoas negras privadas muitas vezes de seus direitos fundamentais.
Downloads
Referências
BRASIL. Fundação Nacional de Saúde. Saúde da população negra no Brasil: contribuições para a promoção da eqüidade / Fundação Nacional de Saúde. - Brasília: Funasa, 2005.
GRAGNANI, Juliana. Porque o coronavírus mata mais pessoas negras e pobres no Brasil e no mundo. Disponível m: https://www.bbc.com/portuguese/brasil. Acessado em: 27/11/2020
CRUZ, I. C. F. D et al. Brasil. Fundação Nacional de Saúde. Saúde da população negra no Brasil: contribuições para a promoção da eqüidade / Fundação Nacional de Saúde. - Brasília: Funasa, 2005.
MATOS, A. P. V. et al. Impactos da pandemia gerados pelo novo coronavírus em populações negligenciadas: uma revisão sistemática. In: Guilherme Antônio Lopes de Oliveira; Liliane Pereira de Souza. (Org.). A sociedade em tempos de covid-19. Mato Grosso do Sul: Editora Inovar, 2020, v. 1, p. 1350-1357.
SANTOS, B. S. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2006.