O LÚDICO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO: FOCO NA UTILIZAÇÃO DE JOGOS

Autores

  • João Vitor Ferreira Fernandes
  • Carlos Daniel Rodrigues de Oliveira
  • Rahyan de Carvalho Alves

Resumo

O referente trabalho tem como objetivo discutir e analisar a utilização das ferramentas lúdicas no processo de ensino aprendizagem na ciência geográfica, focando na utilização de jogos convencionais, bem como na utilização de jogos eletrônicos intercalando entre os diversos temas e conteúdos da Geografia. Para tanto utilizou-se como metodologia revisão bibliográfica, utilizando-se de livros, dissertações, anais dispostos em redes online, teses e artigos publicados em periódicos. Em um primeiro momento buscou-se analisar como se deu o processo histórico do ensino da Geografia. Em seguida compreender a conceituação do lúdico bem como as suas diversas faces e implicações. E por fim, pautou-se na discussão sobre aplicação dos jogos como ferramentas pedagógicas. O lúdico apresentou-se como uma ferramenta coerente para a mediação no processo de ensino-aprendizagem, procurando apresentar ao discente uma maneira mais dinâmica e leve frente os conteúdos dos diversos campos do conhecimento.

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Publicado

2020-01-20

Como Citar

Vitor Ferreira Fernandes, J., Daniel Rodrigues de Oliveira, C., & de Carvalho Alves, R. (2020). O LÚDICO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO: FOCO NA UTILIZAÇÃO DE JOGOS. Revista Ciranda, 2(1), 90–102. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/ciranda/article/view/454

Edição

Seção

Artigos

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