O LÚDICO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO: FOCO NA UTILIZAÇÃO DE JOGOS
Resumo
O referente trabalho tem como objetivo discutir e analisar a utilização das ferramentas lúdicas no processo de ensino aprendizagem na ciência geográfica, focando na utilização de jogos convencionais, bem como na utilização de jogos eletrônicos intercalando entre os diversos temas e conteúdos da Geografia. Para tanto utilizou-se como metodologia revisão bibliográfica, utilizando-se de livros, dissertações, anais dispostos em redes online, teses e artigos publicados em periódicos. Em um primeiro momento buscou-se analisar como se deu o processo histórico do ensino da Geografia. Em seguida compreender a conceituação do lúdico bem como as suas diversas faces e implicações. E por fim, pautou-se na discussão sobre aplicação dos jogos como ferramentas pedagógicas. O lúdico apresentou-se como uma ferramenta coerente para a mediação no processo de ensino-aprendizagem, procurando apresentar ao discente uma maneira mais dinâmica e leve frente os conteúdos dos diversos campos do conhecimento.