A MÚSICA COMO FERRAMENTA ANTIRRACISTA NO ENSINO DE CARTOGRAFIA ESCOLAR
DOI:
10.46551/259498102021042Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Cartografia, AntirracismoResumo
A música enquanto linguagem e representação artística pode vir a ser um importante instrumento de leitura de paisagens e espaços geográficos e importante recurso didático na transmissão do conhecimento, permitindo aos alunos maior compreensão de que a Geografia está presente das mais variadas formas e através de diversas linguagens. O uso dessas formas visa a aproximação do conteúdo com a realidade do aluno, facilitando sua compreensão. Além de tais alternativas metodológicas promoverem maior abrangência na construção do raciocínio geográfico. Portanto, com o objetivo de tal identificação, buscou-se neste trabalho utilizar a música como ferramenta de auxílio para o ensino de cartografia escolar, sobretudo músicas que possuem como temática central a questão da espacialidade e que trazem através de uma abordagem artística os conceitos e as categorias de análise da Geografia oportunizando diálogos antirracistas e de empoderamento negro, visto que as contribuições africanas em diversas áreas da sociedade foram constantemente apagas e desvalorizadas ao longo da história.
Downloads
Referências
ANJOS, Rafael Sanzio Araújo dos. A Geografia, a África e os Negros Brasileiros. In: KABENGELE, Munanga, organizador. Superando o Racismo na escola. 2ª edição revisada. Brasília. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. p. 173- 184
CAVALCANTI, L. S. Pensar Pela Geografia: Ensino e Relevância Social. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2019.
CRUZ, A. Meu Lugar. Rio de Janeiro: DeckDisc: 2007. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=TC3BhhraHgc> Acesso em: 9 de outubro de 2020.
FIORIN, J.L. Identidade nacional e exclusão social. In: Cadernos de Estudos Linguísticos, v.58, n.1, p. 63-77, jan.abr/2016.
PEREIRA, C.M.R.B. Um mundo de aproximações geográficas com a obra de Chico Buarque: música, linguagem e pensamento geoespacial. In: Boletim Paulista de Geografia, v. 99, 2018, p.142-160.
RACIONAIS MCS. A Fórmula Mágica da Paz. São Paulo: Cosa Nostra Fonográfica: 1997. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=ewHxfBtNC8E> Acesso em: 9 de outubro de 2020.
SANTOS, M. A formação social enquanto teoria e enquanto método. In: Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, n.54, jun./1977, pp.81-100.
SANTOS, V.P.; MELO, J.A.B; Conhecendo o Espaço Vivido Através da Cartografia Escolar. In: Geo UERJ. Rio de Janeiro - Ano 16, nº. 25, v.2, 2º semestre de 2014, pp.108-121.
SAUL, A. VOLTAS, F.Q. Paulo Freire e Antonio Gramsci: Aporte para pensar a formação de professores como contexto de construção de práxis docentes contra-hegemônicas. In: Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 25, n. 2, p. 134-151, mai./ago. 2017.