BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO, GEOGRAFIA, MÚSICA E A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003

Autores

  • Herivelton Pereira Pires Universidade Federal de Uberlândia – UFU

DOI:

10.46551/259498102021043

Palavras-chave:

Educação, Relações Étnico-Raciais, Formação de Professores, Resistência

Resumo

A implementação da Lei 10.639, em todo nível escolar é algo que sofre grandes barreiras, mas devido a todos tipos de movimentos engajados com a causa, percebemos que estamos caminhando no rumo certo. Apesar da Lei ser criada em 10 de janeiro de 2003, enxergamos que mesmo 17 anos depois, a muito em que ser feito. A “conta” não bate, pois, uma porcentagem considerável da população não se considera racista, mas dizem que já presenciaram atitudes racistas de outras pessoas. O paradoxo disso tudo é que o racismo vem sempre do outro e nunca da gente. Por isso é que hoje, parafraseando Djamila Ribeiro, não basta ser contra o racismo, mas também é preciso ter uma atitude antirracista. Nas escolas, campos e construções, ainda há um enorme entrave em relação a implementação da Lei, mas a intenção aqui é mostrar que com boas ideias, mesmo havendo a falta materiais didáticos que auxiliam na promoção de uma educação antirracista, podemos sim promovê-las. Por isso acredita-se que o ensino, independentemente de qualquer disciplina escolar pode exercer uma contribuição para que possamos caminhar frente a luta contra o racismo. A intenção desse trabalho é mostrar a música como intervenção, no processo da implementação da Lei, além de expor algumas propostas, para que o docente possa trabalhar em sala de aula.

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Biografia do Autor

Herivelton Pereira Pires, Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Doutorando em Geografia – Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Bolsista CAPES.

Referências

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Publicado

2021-09-01

Como Citar

Pereira Pires, H. (2021). BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO, GEOGRAFIA, MÚSICA E A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003. Revista Ciranda, 5(3), 280–288. https://doi.org/10.46551/259498102021043

Edição

Seção

Educação Racial e Étnico-racial

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