DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: NARRATIVAS DE PROFESSORES SOBRE AS APRENDIZAGENS DE CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS

Autores

  • Daiane Almeida Pereira Universidade do Estado da Bahia – UNEB
  • Terezinha Camargo Magalhães Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Palavras-chave:

Aprendizagem, Criança, Deficiência Intelectual

Resumo

A deficiência intelectual (D.I.) pode ser compreendida enquanto um déficit do funcionamento intelectual, seja parcial ou integral, que acarreta prejuízos no desenvolvimento das ações relacionadas a aprendizagem acadêmica, aprendizagem pela experiência, planejamento, pensamento abstrato, raciocínio, resolução de problemas e juízo de valor (DSM 5, 2014). O objetivo deste estudo foi analisar narrativas de professores sobre as aprendizagens das crianças com deficiência Intelectual (DI) dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa realizada a partir de uma entrevista semiestruturada com seis professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de um município do interior da Bahia. As informações coletados foram analisados através de análise de conteúdo temática conforme Bardin (2011). Os resultados apontaram fragilidades na formação docente que garantiu pouco conhecimento sobre a temática. A partir da práticas docentes os entrevistados desenvolveram habilidades para desenvolver atividades diferenciadas e prazerosas em sala de aula para despertar o interesse e manter o foco do aluno com DI. O estudo conclui através das narrativas que os docentes desenvolvem práticas lúdicas no contexto da sala de aula permeadas por carinho, respeito e paciência que auxiliam essas crianças na superação dos desafios enfrentados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Terezinha Camargo Magalhães, Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Doutora em Educação. Grupo de Estudos Multidisciplinares em Educação, Psicologia e Administração – GEMPA.

Referências

Não há.

Downloads

Publicado

2021-09-01

Como Citar

Almeida Pereira , D., & Camargo Magalhães, T. (2021). DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: NARRATIVAS DE PROFESSORES SOBRE AS APRENDIZAGENS DE CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS. Revista Ciranda, 5(3), 335. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/ciranda/article/view/4549

Edição

Seção

Resumo Simples