DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: NARRATIVAS DE PROFESSORES SOBRE AS APRENDIZAGENS DE CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS
Palavras-chave:
Aprendizagem, Criança, Deficiência IntelectualResumo
A deficiência intelectual (D.I.) pode ser compreendida enquanto um déficit do funcionamento intelectual, seja parcial ou integral, que acarreta prejuízos no desenvolvimento das ações relacionadas a aprendizagem acadêmica, aprendizagem pela experiência, planejamento, pensamento abstrato, raciocínio, resolução de problemas e juízo de valor (DSM 5, 2014). O objetivo deste estudo foi analisar narrativas de professores sobre as aprendizagens das crianças com deficiência Intelectual (DI) dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa realizada a partir de uma entrevista semiestruturada com seis professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de um município do interior da Bahia. As informações coletados foram analisados através de análise de conteúdo temática conforme Bardin (2011). Os resultados apontaram fragilidades na formação docente que garantiu pouco conhecimento sobre a temática. A partir da práticas docentes os entrevistados desenvolveram habilidades para desenvolver atividades diferenciadas e prazerosas em sala de aula para despertar o interesse e manter o foco do aluno com DI. O estudo conclui através das narrativas que os docentes desenvolvem práticas lúdicas no contexto da sala de aula permeadas por carinho, respeito e paciência que auxiliam essas crianças na superação dos desafios enfrentados.
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