AS POLÍTICAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA: ANÁLISE DAS POLÍTICAS PREVISTAS NO PNAES
DOI:
10.46551/259498102021051Palavras-chave:
Assistência Estudantil, PNAES, Ensino Superior, InclusãoResumo
A pesquisa ora apresentada teve como objetivo principal averiguar os diferentes tipos de políticas de assistência estudantil existentes dentro de uma Universidade Federal localizada ao Sul do País. Os participantes desta investigação foram estudantes de graduação de cursos presenciais, de um centro de ensino, da referida Universidade. Trata-se de um estudo de caso de caráter qualitativo. Em virtude do isolamento social, ocasionado pela pandemia da COVID-19, a investigação se desenvolveu de forma remota, onde os dados foram coletados através da Plataforma Google Forms composto por 14 perguntas, divididas em duas categorias: perfil dos participantes e assistência estudantil. Foi encaminhado uma carta convite para as cinco coordenações dos cursos do Centro investigado, ao final, obteve-se a participação de 45 estudantes, de quatro diferentes cursos. Entre os principais resultados, destacam-se que 97% eram do sexo feminino; 54% dos participantes ingressaram na Universidade através de ampla concorrência; 74% utilizavam algum dos meios de assistência estudantil descritos pelo PNAES, sendo a alimentação a mais utilizada. Diante do exposto, foi possível inferir sobre a importância da efetivação e divulgação das políticas existentes, visto que 20% disseram não saber o que eram políticas de ações afirmativas e 13% não sabiam se já tinham utilizado algum meio de assistência estudantil. Reafirma-se a importância de continuar com investigações que acompanhem o desenvolvimento dessas políticas, bem como se faz importante a manutenção dos recursos governamentais compatíveis a demanda e a ampla divulgação das ações implementadas.
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