EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL E A VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
10.46551/259498102022001Palavras-chave:
Educação étnico-raciais. Cultura Africana e Afro-Brasileira.Resumo
As relações étnico-raciais retratam um contexto de desigualdades no Brasil desde a escravização, com uma história de exclusão dos negros na sociedade. Neste sentido, este estudo teve como objetivo analisar de que forma são trabalhadas as questões étnico-raciais no ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas públicas da Rede Estadual de Ensino no município de Brasília de Minas, tendo como foco central o cumprimento da Lei 10.639/03, que trata da obrigatoriedade do ensino de História da África e da Cultura Afro-Brasileira em todos os níveis da educação básica. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, sendo utilizada como procedimentos a pesquisa bibliográfica e de campo. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado o questionário, tendo como sujeitos da pesquisa seis professores. A análise e a descrição dos dados permitem constatar o que os professores na observância do cumprimento da Lei 10.639/ utilizam em sala de aula metodologias que auxiliam na aprendizagem dos alunos no ensino da história e cultura Africana e Afro-Brasileira possibilitando ao aluno a reconhecer sua história e a história de seu país, além de valorizar e respeitar as identidades das culturas Afro-Brasileiras
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