LEVANTAMENTO SOBRE O SURGIMENTO E CARACTERÍSTICAS DAS PRIMEIRAS INSTITUIÇÕES BRASILEIRAS PARA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Daniel Bruno Oliveira Lopes IFRS
  • Renan Cézar Antunes Índio do Brasil UNIMONTES

DOI:

10.46551/259498102022002

Palavras-chave:

Educação

Resumo

Este estudo tem seu foco na realização de uma pesquisa sobre o início da formação docente brasileira.
Relatando o surgimento e características das primeiras escolas normais no Séc. XIX, indo até o
surgimento dos primeiros cursos a níveis superiores, já no Séc. XX. Esse objetivo foi alcançado
através de uma abordagem qualitativa, de forma exploratória e descritiva. Para uma execução eficiente
da pesquisa, a metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica em banco de dados de artigos, teses e
dissertações. Os resultados mostraram os dados propostos a respeito de onde, quando e quais
características haviam nessas primeiras instituições formativas de docentes, nos ajudando a entender
como esses aspectos podem ter resquícios ainda nos dias de hoje.

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Biografia do Autor

Daniel Bruno Oliveira Lopes, IFRS

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal
de Ouro Preto (UFOP)

Renan Cézar Antunes Índio do Brasil, UNIMONTES

Licenciado em Artes com Habilitação em Música pela Universidade Estadual de Montes
Claros (UNIMONTES)

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Publicado

2022-08-26

Como Citar

Oliveira Lopes, D. B., & Antunes Índio do Brasil, R. C. (2022). LEVANTAMENTO SOBRE O SURGIMENTO E CARACTERÍSTICAS DAS PRIMEIRAS INSTITUIÇÕES BRASILEIRAS PARA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Revista Ciranda, 6(01), 21–32. https://doi.org/10.46551/259498102022002

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