A TRANSDISCIPLINARIDADE ATRAVÉS DOS GÊNEROS LITERÁRIOS

Autores

  • Carlos Ranieny Pereira Rocha UNIMONTES
  • Hélen Cristina Pereira Rocha UNIMONTES
  • Joeli Teixeira Antunes UNIMONTES
  • Lélian dos Santos Chaves Sá UNIMONTES

DOI:

10.46551/259498102022004

Palavras-chave:

Gêneros literários. Subgêneros. Transdisciplinaridade.

Resumo

Este trabalho objetivou analisar as consequências da utilização de Gêneros literários tais como, a
Crônica e o Conto no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, procedeu-se a verificação das
características específicas de cada Gênero literário a discussão da importância dos mesmos quanto ao
ensino/aprendizagem, bem como a percepção da relevância do uso dos Gêneros literários na disciplina
Língua Portuguesa. Nesse sentido, realizou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico onde foram
utilizados como suporte teórico, autores como: Massaud Moisés (2006), Aguiar e Silva (1976),
Candido (2000) dentre outros. O uso dos Gêneros em sala de aula permite detectar as diferenças entre
o que se fala e o que se escreve, contribuindo ainda para a apropriação do conhecimento, reflexão e
participação na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Ranieny Pereira Rocha, UNIMONTES

Especialista. Professor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Hélen Cristina Pereira Rocha, UNIMONTES

Mestre. Professora da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Joeli Teixeira Antunes, UNIMONTES

Mestre. Professora da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Lélian dos Santos Chaves Sá, UNIMONTES

Graduanda. Acadêmica da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Referências

BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio: Linguagens, códigos e suas

tecnologias / Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC/SEMTEC, 2006.

BRASIL .Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBs).Brasília: MEC, 1996.

BRASIL. PCN+ Ensino Médio:orientações educacionais complementares aos Parâmetros

Curriculares Nacionais. Vol. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/ Semtec,

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais, ética.

Brasília: MEC/SEF, 1997.

CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. In: Ciência e cultura. São Paulo.

USP, 1972.

CANDIDO, Antonio. "A vida ao rés-do-chão". In: Para gostar de ler: crônicas. Volume 5. São

Paulo: Ática, 2003. p.89-99.

COUTINHO, Afrânio. Introdução à literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Bertrand,

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2014.

FERREIRA, Hugo Monteiro. A literatura na sala de aula: uma alternativa de ensino

transdisciplinar. 2007. 377f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio

Grande do Norte, Natal, 2007.

FREITAS, Paulo Eduardo. A crônica: sua trajetória; suas marcas. In: CONGRESSO DE

LETRAS: DISCURSOS E IDENTIDADE CULTURAL, 5., 2005. Disponível em:

<http://bibliotecadigital.unec.edu.br/ojs/index.php/unec02/article/viewFile/205/284>. Acesso

em: 16 de maio. 2017.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO,

Ângela P.; MACHADO, Anna R.; BEZERRA, Maria A. (Org.) Gêneros Textuais e Ensino. 2ª

ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.

MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete multidisciplinaridade.

Dicionário Interativo da Educação Brasileira – Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2015.

Disponível em: <http://www.educabrasil.com.br/multidisciplinaridade/>. Acesso em: 25 de

jun. 2017

MOISÉS, Massaud.A criação literária: prosa I. 20. ed. São Paulo : Cultrix, 2006.

MUSSALIN, F.; Bentes, A.C.(Org.) Introdução à Linguística: fundamentos epistemológicos.

São Paulo: Cortez, 2004.

OLIVEIRA, F.C. O Ensino de Literatura na perspectiva dos Gêneros Literários: uma

proposta de trabalho. 2010. 245f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal da

Paraíba, João Pessoa. 2010.

TAVARES, Henio. Teoria da literatura. Belo Horizonte: Itatiaia, 2002.

Downloads

Publicado

2022-08-26

Como Citar

Pereira Rocha, C. R., Pereira Rocha, H. C., Teixeira Antunes, J., & dos Santos Chaves Sá, L. (2022). A TRANSDISCIPLINARIDADE ATRAVÉS DOS GÊNEROS LITERÁRIOS. Revista Ciranda, 6(01), 48–62. https://doi.org/10.46551/259498102022004

Edição

Seção

Artigos