DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL PARA APOIO AO ENSINO DA CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
DOI:
10.46551/259498102022007Palavras-chave:
Ensino Contábil. Material Didático Digital. Contabilidade Introdutória.Resumo
Este artigo é um recorte da pesquisa de Mestrado, a qual foi desenvolvida junto à linha de pesquisa
“Inovação para EPT”, do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
(CTISM/UFSM), e apresenta como objetivo geral elaborar material didático digital (MDD) para apoio
das práticas de ensino dos professores da disciplina de Contabilidade Introdutória. Esse objetivo se
justifica por ser a Contabilidade uma área de ensino com escassos materiais didáticos digitais para uso
dos professores em suas práticas docentes. Os autores que embasaram este estudo foram: Andrade
(2015); Peleias (2006, 2007); Felder-Silvermann (1988, 2002); Amiel (2018), Filatro (2018), entre
outros. Optou-se por uma pesquisa aplicada, por se tratar de um estudo com a finalidade de resolver
problemas identificados no âmbito da vivência do pesquisador. Como resultado foi desenvolvido um
site, chamado de “REA_CONT
1”, de acesso livre e gratuito, que reúne um acervo de atividades e
conteúdos variados, os quais servirão de apoio aos professores, assim como o site também
disponibiliza tutoriais para que os professores possam desenvolver seus próprios materiais didáticos e
tenham um caminho inicial para se apoiar. O site foi avaliado qualitativamente por professores e
alunos do ensino superior e técnico, e os dados coletados serviram para atestar que a pesquisa atingiu o
objetivo proposto. Ademais, contribui para as práticas docentes dos professores e para o estudo e a
revisão de conteúdo dos alunos. O trabalho terá continuidade, ampliando a elaboração de materiais
para outras áreas que não a Contabilidade Introdutória.
Downloads
Referências
ALECRIM, E. O que é Creative Commons? 2017. Disponível em:
<https://www.infowester.com/creativecommons.php.>. Acesso em: 25 jan. 2021.
AMIEL, T.; GONSALES, P.; & SEBRIAM, D. Recursos Educacionais Abertos do Brasil: 10
Anos de Ativismo. EmRede - Revista De Educação a Distância. Brasília. v. 5, n. 2, p.
-258, 2018.
ANDRADE, J. P.; SANTOS, J. C.; FILHO, J. M. dos S. Aspectos da História do Curso
Comercial no Brasil. In: 8º Encontro Internacional de Formação de Professores e 9º
Fórum Permanente de Inovação Educacional. Aracaju. v. 8, n. 1, 2015.
FALKEMBACH, G. M. Concepção e desenvolvimento de material Educativo digital -
CINTED-UFRGS Novas Tecnologias na Educação. v. 3, n. 1, p.inicial-p.final, 2005.
Disponível em:
<http://www.cinted.ufrgs.br/renote/maio2005/artigos/a23_materialeducativo.pdf>. Acesso
em: 15 abr. 2020.
FILATRO, A. Como preparar conteúdos para EAD: guia rápido para professores e
especialistas em educação a distância, presencial e corporativa. 1ª Ed. São Paulo: Saraiva,
FRANCISCO, T. M. M.; MARTINS L. P. A utilização das Tecnologias de Informação e
Comunicação no exercício da profissão do Contabilista: evolução, tendências e desafios.
In: XVII Congresso Internacional de Contabilidade e Auditoria, 2019, Porto, Portugal. Anais do
XVII Congresso Internacional de Contabilidade e Auditoria, 2019.
FELDER, R. M. et al. Learning and teaching styles in engineering education. Engineering
education, v. 78, n. 7, p. 674-681, 1988.
FELDER, R. Home Page. 2002. Disponível em:
<http://www2.ncsu.edu/unity/lockers/users/f/felder/public/RMF.html>. Acesso em: 02 nov.
GIL, A. C. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2006.
GIL, A. C. Métodos e técnicas em pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
MARION, J. C.; SANTOS, A.C. M. - Contabilidade básica – E-book. 12. ed. – São Paulo:
Atlas, 2018.
OKADA, A. et al. Coaprendizagem através de REA em Redes Sociais. In: OKADA, A.
(Org.). Recursos Educacionais Abertos & Redes Sociais. São Luis: Editora UEMA, cap.
, p. 164-175, 2013.
RIBEIRO, O. M. Contabilidade Básica Fácil, 29º Ed – São Paulo: Saraiva, 2017.
UNESCO. Open Educational Resources. Disponível em:
<http://www.unesco.org/new/en/communication-and-information/access-toknowledge/open-e
ducational-resources/global-oer-logo/>. Acesso em: 14 ago. 2020.