10 ANOS DEPOIS (2010-2019): UM DESENHO DO PERFIL PROFISSIONAL DE EGRESSOS/AS DA ÁREA DE ARTES VISUAIS PARTICIPANTES DO PIBID
DOI:
10.46551/259498102022009Palavras-chave:
Artes Visuais. Formação Inicial Docente. Perfil Profissional. PIBID.Resumo
Apresentamos os resultados de pesquisa que problematizam a formação inicial acadêmica de
Professores/as de Arte, com foco no perfil profissional de egressos/as do Curso de Artes Visuais da
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), os quais participaram do Programa
Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Questionamos: Qual o perfil profissional de
egressos/as da área de Artes Visuais participantes do PIBID/ Unimontes nos últimos dez anos
(2010-2019)? O objetivo foi desenhar um perfil profissional de egressos/as considerando os objetivos
iniciais do Programa e as demandas da profissão docente. Trata-se de estudo de caso com abordagem
qualitativa dos dados, valendo-se de análise bibliográfica e documental, uso da técnica do questionário
autoaplicável e da análise de conteúdo das respostas que, por sua vez, possibilitaram um desenho do
perfil profissional de egressos/as do Curso de Artes Visuais. A partir da pesquisa, é possível inferir que o PIBID cumpriu, nos últimos dez anos de atuação na formação docente em Artes Visuais, com o
grupo investigado, o objetivo primeiro do programa: incentivar a formação inicial de professores/as.
Podemos afirmar que o perfil profissional investigado apresenta um desenho que dá contornos ao
reconhecimento do êxito do Programa no incentivo à formação inicial e à inserção profissional na área
da Educação da maior parcela dos/das docentes formados/as. Os dados apontam para a valorização dos
processos formativos no Programa e, nessa direção, para a tomada de consciência sobre a urgência de
justa remuneração do trabalho docente e da necessidade da formação continuada em diferentes níveis
para o exercício da docência qualificada.
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