O DISCURSO DA TRADIÇÃO E A ESTRUTURA DAS ESCOLAS DA ÁREA RURAL DE FRANCISCO BELTRÃO, PR
DOI:
10.46551/259498102023012Palavras-chave:
Educação. Etnias. Iniciação Científica.Resumo
Este artigo foi desenvolvido durante o ano de iniciação científica sobre a o discurso da tradição e a estrutura das escolas relacionados às comunidades estabelecidas em três regiões conhecidas pelas tradições das comunidades étnicas italianas, polonesas e alemãs de Francisco Beltrão. O objetivo do artigo é verificar a influência dos grupos étnicos no discurso da tradição e na estrutura das escolas da área rural relacionadas aos habitantes locais que instigados por motivações culturais e geográficas podem ou não assumir identificação com os grupos étnicos descendentes de alemães, italianos e poloneses que povoaram o local. Como metodologia utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental. Nos resultados identificamos que na região não há representação da influência polonesa, assim como em relação às tradições alemãs não foram claramente identificadas pela escola, nem nas redes sociais investigadas. Apenas na Secção Jacaré, houve relações com a tradição da cultura italiana. Assim, embora o discurso da tradição étnica esteja presente em vários documentos municipais, nem sempre isso correspondeu com as informações obtidas nas redes sociais e documentos analisados.
Downloads
Referências
ESCOLA MUNICIPAL, Epitácio Pessoa. Instagram, 2022. Cozinha. Disponível em: https://www.instagram.com/stories/highlights/17958828868578990/. Acesso em: 02 ago. 2022.
ESCOLA MUNICIPAL, Professor Parigot de Souza. Facebook, 2022. Disponível em: https://www.facebook.com/profile.php?id=100077199012629. Acesso em: 02 ago. 2022.
ESCOLA MUNICIPAL, Epitácio Pessoa. Facebook, 2022. Disponível em: https://www.facebook.com/escolajaca. Acesso em: 02 ago. 2022.
ESCOLA MUNICIPAL, Epitácio Pessoa. Youtube, 2022. Jornal na escola. Disponível em: https://www.youtube.com/results?search_query=jornal+na+escola+epitacio. Acesso em: 02 ago. 2022.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 3ª edição. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
FRANCISCO BELTRÃO, Prefeitura Municipal. Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Municipal Professor Parigot de Souza, 2021a. Disponível em: https://www.franciscobeltrao.pr.gov.br/wp-content/uploads/2021/10/PPP-Parigot-de-Souza-FINAL.pdf. Acesso em: 01 ago. 2022.
FRANCISCO BELTRÃO, Prefeitura Municipal. Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Municipal Epitácio Pessoa, 2021b. Disponível em: https://www.franciscobeltrao.pr.gov.br/wp-content/uploads/2021/09/PPP-PPC-Escola-Epitacio-Pessoa-final.pdf. Acesso em: 01 ago. 2022.
LAKATOS. Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2003.
LUVIZOTTO, Caroline Kraus. As tradições gaúchas e sua racionalização na modernidade tardia [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.
PRIORI, Angelo et al. História do Paraná: séculos XIX e XX. Maringá: Eduem, 2012.