O DISCURSO DA TRADIÇÃO E A ESTRUTURA DAS ESCOLAS DA ÁREA RURAL DE FRANCISCO BELTRÃO, PR

Autores

DOI:

10.46551/259498102023012

Palavras-chave:

Educação. Etnias. Iniciação Científica.

Resumo

Este artigo foi desenvolvido durante o ano de iniciação científica sobre a o discurso da tradição e a estrutura das escolas relacionados às comunidades estabelecidas em três regiões conhecidas pelas tradições das comunidades étnicas italianas, polonesas e alemãs de Francisco Beltrão. O objetivo do artigo é verificar a influência dos grupos étnicos no discurso da tradição e na estrutura das escolas da área rural relacionadas aos habitantes locais que instigados por motivações culturais e geográficas podem ou não assumir identificação com os grupos étnicos descendentes de alemães, italianos e poloneses que povoaram o local. Como metodologia utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental. Nos resultados identificamos que na região não há representação da influência polonesa, assim como em relação às tradições alemãs não foram claramente identificadas pela escola, nem nas redes sociais investigadas. Apenas na Secção Jacaré, houve relações com a tradição da cultura italiana. Assim, embora o discurso da tradição étnica esteja presente em vários documentos municipais, nem sempre isso correspondeu com as informações obtidas nas redes sociais e documentos analisados.

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Biografia do Autor

Andressa Bonavigo, UTFPR

Graduanda em Engenharia Ambiental pela UTFPR.

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Publicado

2023-06-10

Como Citar

Gabriel Bonavigo, A., & Lingnau, C. (2023). O DISCURSO DA TRADIÇÃO E A ESTRUTURA DAS ESCOLAS DA ÁREA RURAL DE FRANCISCO BELTRÃO, PR . Revista Ciranda, 7(01), 21–33. https://doi.org/10.46551/259498102023012

Edição

Seção

Artigos