LICENCIATURA EM INFORMÁTICA DURANTE O ENSINO REMOTO: UM RELATO
DOI:
10.46551/259498102022017Palavras-chave:
Ensino remoto, Informática, LicenciaturaResumo
Este artigo é um relato de experiência sobre o ingresso na última turma do primeiro semestre do curso de Licenciatura em Informática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Francisco Beltrão (UTFPR-FB). O objetivo deste relato é comunicar a experiência de entrada no curso de Licenciatura em Informática, em meio ao fechamento do curso no campus. Este relato ocorreu através da experiência com a linguagem acadêmica na disciplina de Comunicação Linguística, em um momento de reinício da oferta presencial dos cursos de graduação da UTFPR-FB, após uma melhora dos casos no quadro pandêmico que se instaurou no mundo desde o ano de 2020. Para a metodologia reunimos as experiências durante o tempo de pandemia e transição do período remoto para o presencial, tendo por mediação a orientação da disciplina, leituras de trabalhos científicos e discussões. Como resultados verificamos que dos dez colegas que se matricularam na disciplina, apenas quatro finalizaram as atividades e um teve seus créditos consignados, nesta perspectiva, retomar a vida acadêmica de forma presencial em meio ao fechamento de um curso de graduação, em um grupo que está com um número reduzido, se torna um desafio, o que demanda um olhar inovador para a situação. Desse modo, percebemos que iniciar uma carreira via ensino remoto já foi, de modo geral, um estímulo à criatividade e à persistência de alcançar objetivos e produzir conhecimentos, no entanto também vivenciar este processo aliado ao fechamento do curso que escolhemos como formação profissional pode ser mais desafiador do que havíamos cogitado.
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