QUE CURRÍCULO QUEREMOS E DESEJAMOS CONSTRUIR NAS ESCOLAS EM UM FUTURO PÓS-PANDÊMICO?

Autores

  • Erika Mariana Abreu Soares UFVJM, FAVAG

DOI:

10.46551/259498102022021

Palavras-chave:

Currículo, Educação Libertadora, Desejar, Querer

Resumo

Este texto procura pensar a educação como prática libertadora problematizando o currículo
desenvolvido dentro das instituições escolares. Um currículo que hierarquiza as relações, reproduz
modelos de ensino, imprime rotina, demanda repetição e representação de conteúdos programáticos
sem estimular o pensamento reflexivo e crítico do/a aluno/a. Por outro lado, é possível construirmos
um currículo que a criticidade esteja presente no diálogo entre o/a professor/a e o/a aluno/a, onde as
palavras pronunciadas se tornam forças para vivenciarmos uma educação libertadora. Para orientar
essa problematização escolhi os estudos e pesquisas acerca da filosofia da diferença.

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Biografia do Autor

Erika Mariana Abreu Soares, UFVJM, FAVAG

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e
Mucuri (UFVJM) e da Faculdade do Vale do Gorutuba (FAVAG).

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Publicado

2022-11-16

Como Citar

Abreu Soares, E. M. (2022). QUE CURRÍCULO QUEREMOS E DESEJAMOS CONSTRUIR NAS ESCOLAS EM UM FUTURO PÓS-PANDÊMICO?. Revista Ciranda, 6(02), 111–119. https://doi.org/10.46551/259498102022021

Edição

Seção

Artigos