OS INÉDITOS VIÁVEIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSOR(ES) DA EDUCAÇÃO BÁSICA: OS SABERES E PRINCÍPIOS ÉTICOS FREIREANOS

Autores

  • Camila Lima Coimbra UFU

DOI:

10.46551/259498102022022

Palavras-chave:

Formação de professores, Inéditos viáveis, Práxis educativa, Relato de experiência

Resumo

Este trabalho relata as experiências vivenciadas na práxis educativa da disciplina Princípios Éticos Freireanos, uma disciplina optativa para os Cursos de licenciatura e ofertada pelo Núcleo de Didática da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Esta práxis foi ancorada em algumas categorias da filosofia freireana de educação, a partir das palavras geradoras criadas pelas turmas que participaram de seu desenvolvimento. Assim, torna-se objetivo deste relato revelar os “inéditos viáveis” que foram construídos nessa práxis. Como romper com uma lógica disciplinar? O que pensar em tempos e espaços universitários tão fragmentados? Quais os desafios para uma práxis freireana? Como aprender a teoria e a prática em uma perspectiva freireana? Como vivenciar uma práxis freireana em uma estrutura tão rígida? Quais “inéditos viáveis” construídos? Problematizações que foram perseguidas ao longo dessa práxis educativa, a fim de justificar as categorias trabalhadas: politicidade, comprometimento, eticidade, democracia e dialogicidade, além das relações com uma práxis educativa desenvolvida coletivamente. Também foi abordada a necessidade de uma práxis compartilhada em um exercício docente rigoroso e amoroso, em busca de perspectivas para a formação de professoras (es) para a Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Lima Coimbra, UFU

Doutora. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Referências

COIMBRA, Camila Lima. A aula expositiva dialogada em uma perspectiva freireana. In: LEAL, Edvalda Araújo; MIRANDA, Gilberto José; CASA NOVA, Silvia Pereira de Castro. Revolucionando a sala de aula: como envolver o estudante aplicando técnicas de metodologias ativas de aprendizagem. São Paulo: Atlas, 2017.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

_____. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 29. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

Downloads

Publicado

2022-11-16

Como Citar

Lima Coimbra, C. (2022). OS INÉDITOS VIÁVEIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSOR(ES) DA EDUCAÇÃO BÁSICA: OS SABERES E PRINCÍPIOS ÉTICOS FREIREANOS. Revista Ciranda, 6(02), 120–130. https://doi.org/10.46551/259498102022022

Edição

Seção

Artigos