CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA NA IMANÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO E PARA OS ESTUDOS DECOLONIAIS*
DOI:
10.46551/259498102022023Palavras-chave:
educação, filosofia da imanência, decolonialidade, Spinoza, WinnicottResumo
Confrontando as ideações metafísicas, que pressupõem um ideal, moralmente justificado de bondade, beleza e justiça, a que todos deveriam perseguir, este artigo propõe a compreensão do ser humano e de suas práticas, incluindo a educação, a partir da filosofia da imanência, ou seja, da admissão do mundo sensível como o único existente e de nossos afetos como guias confiáveis e incontornáveis na nossa relação conosco mesmos, com o outro e com o mundo. Nesse sentido, ao invés de tentar modelar as crianças segundo um ideal de racionalidade, imposto de forma colonial, a educação pode convidá-las a uma compreensão do mundo a partir dos seus próprios afetos, ajudando-as a expressarem criativamente o seu self e a caminharem no sentido de construírem modos de existência baseados na ética, entendida como a potência de pensar no outro a partir da compreensão de si mesmo.
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