FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE NA UNIMONTES: CONTRIBUIÇÃO NA UNIVERSIDADE E IMPLICAÇÕES NA SAÚDE DOCENTE.
DOI:
10.46551/259498102022025Palavras-chave:
Docente, Formação Continuada, Políticas PúblicasResumo
Tema de grandes discussões no meio educacional a formação continuada de professores em serviço, vem ao longo dos anos provocando no meio grandes transformações devido às exigências na carreira dos professores universitários, O objetivo geral deste estudo é investigar a formação continuada dos docentes da Unimontes no Centro de Ciências Humanas – CCH adquiridas nos anos de 2015 a 2020 e as implicações dessa formação na vida do profissional e saúde do docente. Como objetivos específicos vamos investigar a situação em que se passou a formação do profissional no que diz respeito à questão estrutural no momento dos estudos, refletir sobre as políticas de formação para esse profissional e verificar se o professor adquiriu problemas de saúde/patologia durante a formação docente. Essa pesquisa justifica-se pela necessidade de expor ao corpo discente e a toda comunidade acadêmica, a importância da luta dos profissionais por formação continuada. Importante salientar que o CCH é o centro que sustenta em torno de 82% dos cursos da Universidade. Destacar que por problemas causados pelo período da pandemia da Covid 19, a pesquisa foi adaptada no formato on-line, devido às limitações do momento. Como técnica de pesquisa utilizou-se o questionário via google forms o qual também obedeceu as limitações do período foi realizado somente no curso de Pedagogia, que comporta grande número de professores entretanto nos limitamos a dois departamentos, Estágios e Práticas Escolares, Educação e Métodos e Técnicas Educacionais.
Downloads
Referências
BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Ministério da Educação e Cultura. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.
DEMO, Pedro. Elementos metodológicos da pesquisa participante. In: BRANDÃO,C R. (ORG.) Repensando a pesquisa participante. São PAULO: Brasileiense, 1983.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
________________. Métodos e técnicas de pesquisa social - 6. ed. - São Paulo : Atlas, 2009.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. 1. ed. 17. reimpr. São Paulo: Atlas, 2008.
SANTOS, L. L. C. Dimensões pedagógica e política da formação contínua. Belo Horizonte, Revista Tessituras n. 1, fev. 1998.
SANTOS, L.L.C.P. Dimensões Pedagógicas e Políticas da Formação Contínua. In: VEIGA, I. P. A (Org.).Caminhos da Profissionalização do Magistério. 2.Ed.Campinas: Papirus, 2001. P.75-98.
PRIGOL, Edna Liz ‐ BEHRENS, Marilda Aparecida. A formação continuada do docente do ensino superior e sua relação com sua prática pedagógica. X-ANPED SUL, Florianópolis, outubro de 2014. (http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/100-0.pdf)