A IMPORTÂNCIA DOS GRUPOS ESCOLARES NA CONSTITUIÇÃO DA SOCIEDADE MINEIRA
DOI:
10.46551/259498102023023Palavras-chave:
Grupo Escolar, organização do ensino, sociedade mineira.Resumo
Este artigo é resultado parcial do recorte de uma pesquisa maior intitulada “Memória e história das instituições escolares do norte e noroeste de Minas Gerais: uma contribuição para a criação de acervo histórico/memória das escolas públicas mineiras”, tendo como objetivo historicizar a instituição escolar de forma a construir sua história e auxiliar na construção de seu acervo histórico/memória educativa na referida escola. Esta pesquisa foi aprovada pela Resolução nº. 260/2012, CEPEx/Unimontes. O estudo ora apresentado, representa um estudo bibliográfico realizado sobre a importância dos Grupos Escolares e a sua influência na formação da sociedade mineira. Para a sua realização foi feita uma pesquisa bibliográfica online, na plataforma BDTD (Banco Digital de Teses e Dissertações), sobre o tema “grupo escolar influência sociedade mineira”. Dos trabalhos analisados utilizamos para o aprofundamento: Faria Filho (1991, 1996 e 1998), Gonçalves (2004), Isob (2008), Vieira (2011) e utilizamos ainda como suporte teórico, Saviani (2008). Com o estudo concluímos que os grupos escolares, além de representar por sua arquitetura a imponência exigida pela sociedade, tinham como finalidade formar um homem público para uma sociedade moderna.
Downloads
Referências
FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Republica, trabalho e educação: a experiência do instituto João Pinheiro (1909/1934). Dissertação pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG. 1991. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/
FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Dos pardieiros aos palácios: forma e cultura escolares em belo horizonte - 1906/1918. Tese pela Universidade de São Paulo, USP 1996. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/
GONÇALVES, Irlen Antônio. CULTURA ESCOLAR: práticas e produção dos grupos escolares em Minas Gerais (1891 – 1918). Tese Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG. 2004. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/
ISOB, Rogéria Moreira Rezende. Educação e civilização no sertão: Práticas de constituição do modelo escolar no triângulo mineiro (1906-1920). Tese - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2008. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/
SAVIANI, Dermeval. Instituições escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica. In: NASCIMENTO, Maria Isabel de Moura [et.al.] (orgs). Instituições escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica. Campinas, SP: Autores Associados, p. 3 a 27, 2007.
______. Pedagogia Histórico-Crítica: Primeiras Aproximações. 10ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
VIEIRA, Lívia Carolina. Das escolas isoladas ao Grupo Escolar: a instrução pública primária em Mariana - MG (1889-1915). Dissertação -- São Carlos: UFSCar, 2011. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/