ESTÁGIO SUPERVISIONADO I: VIVÊNCIAS E REFLEXÕES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA Á GESTÃO ESCOLAR
DOI:
10.46551/259498102023022Palavras-chave:
Estágio Supervisionado. Formação Docente. Observação.Resumo
O Estágio Supervisionado I do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, proporciona ao graduando a observação da prática docente e pedagógica na escola de campo, assim como a análise do livro didático, dos aspectos físicos da escola, do Projeto Político Pedagógico e a participação em planejamentos e reuniões. Este artigo trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual utilizou-se a observação como técnica de produção de dados, utilizando um diário de bordo, posteriomente realizou-se uma análise da vivência durante o Estágio Supervisionado I em uma escola pública municipal do interior do Maranhão, pelos resultados observados, verificou-se que é preciso motivar os alunos com novas metodologias de aprendizagem, percebeu-se que o livro didático constitui como um importante recurso pedagógico e que nem todos os alunos da escola tinha esse recurso, percebeu-se as dificuldades e fragilidades da professora regente em sala de aula. O estágio supervisionado mesmo que observatório torna-se fundamental para o profissional da educação, principalmente para o exercício do magistério.
Downloads
Referências
BRASIL, Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 set. 2008. Disponível em: .Acesso em 20 jul. 2019.
BORGES, F. A.; SILVA, A. R.N. O diário de pesquisa como instrumento de acompanhamento da aprendizagem e de análise de implicação do estudante/pesquisador. Revista Interface, Comunicação Saúde e Educação, Botucatu, v. 24, p. 1-14, 2020.
CARLINI, Alda Luiza (Org.). Os procedimentos de ensino fazem a aula acontecer. São Paulo: Avercamp, 2004.
CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed., Porto Alegre: Artmed, 2007.
DUARTE, Carlos Eduardo. Avaliação da aprendizagem escolar: como os professores estão praticando a avaliação na escola. Revista Holos, n. 31 v. 8, p. 53-67, 2015.
FERREIRA, M.; MARTINS, E.; GONÇALVES, K. O estágio supervisionado como espaço de reflexão sobre o exercício da docência em química no ensino médio. Revista Formação Docente, v. 11, n. 20, p. 11-26, 2019.
FREITAS, S. A.; ANDRADE NETO, A. S. Análise dos conteúdos de física nos livros didáticos de ciências do nono ano do ensino fundamental aprovados pelo PNLD 2017. Revista Contexto e Educação, v. 34, n. 107, p. 174-188, 2019.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HAYDT, Regina Celia Cazaux. A interação professor-aluno: curso de didática. São Paulo: Ática, 2010.
KUENZER, Acacia Zeneida. A formação de professores para o ensino médio: velhos problemas, novos desafios. Revista Educação e Sociedade, v. 32, n. 116, p. 667 -668, 2011.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6. ed. São Paulo: Herccus, 2018.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; THOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas, estruturas e organização. São Paulo: Cortez, 2012.
LIMA, Maria Socorro Lucena. Reflexões sobre o estágio/ prática de ensino na formação de professores. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 8, n. 23, p. 195-205, 2008.
LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MACHADO, J.; SILVA, F. M. Estágio supervisionado em ensino de biologia: uma regência fundamentada no cotidiano escolar. Revista Vivências em Ensino de Ciências, v. 2, n. 1, p. 115- 119, 2018.
OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro (Org.). Gestão educacional: novos olhares novas abordagens. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
PENNA, Marieta Gouvêia Oliveira. Reflexões sobre as ações de ensino de uma professora dos anos iniciais da educação básica. Revista Formação Docente, v. 10, n. 2, p. 183-198, 2018.
PRADO, Betty Carvalho Rocha Gonçalves. A física nos livros didáticos de ciências na perspectiva dos PCN. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.
ROSA, Maria. Projeto araribá: ciências. 9º ano, 4. ed. São Paulo: Moderna, 2014. 444 p.
SEIXAS, R. H. M.; CALABRÓ, L.; SOUSA, D. O. A formação do professor e o desafio de ensinar ciências. Revista Thema, v. 14, n. 1, p. 289-303, 2017.
SOARES, Simaria de Jesus. Pesquisa científica: uma abordagem sobre o método qualitativo. Revista Ciranda, Montes Claros, v. 1, n.3, p. 168-180, 2019.
VIANA, Heraldo Marelin. Pesquisa em educação: a observação. Brasília: Liber, 2007.