TRILHAS DE UM CONSERVATÓRIO: PORTAS ABERTAS AO ENSINO DE VIOLÃO

Autores

  • José do Nascimento Júnior Queiroz Unimontes
  • Geisa Magela Veloso

DOI:

10.46551/259498102023011

Palavras-chave:

Conservatório de música. Ensino de violão. História da educação. Recrutamento e formação docente.

Resumo

O artigo se inclui no campo da História da Educação e tem como objetivo discutir estratégias elaboradas para recrutamento e formação de professores de violão do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez (Celf), de Montes Claros - MG, desde a sua fundação em 1961 a 1986, ano em que a escola completou seu 25° aniversário. As informações foram obtidas por meio de fontes bibliográficas e documentais (acervos do Celf e particulares), associadas aos relatos de colaboradores, entrevistados, que participaram por meio da História Oral. Constatou-se diferentes formas de conquistar professores de violão para atuarem no Conservatório, desde a busca na própria comunidade montes-clarense e, na ausência neste lugar, recorria-se à capital mineira. As práticas pedagógicas no ensino de violão foram se alicerçando a partir de saberes práticos, vivenciados em sala de aula, devido ser um corpo docente sem formação pedagógica. Assim, foi-se construindo o curso de violão que completou, em 2022, 61 anos de história.

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Referências

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Publicado

2023-06-10

Como Citar

Queiroz, J. do N. J., & Veloso, G. M. (2023). TRILHAS DE UM CONSERVATÓRIO: PORTAS ABERTAS AO ENSINO DE VIOLÃO. Revista Ciranda, 7(01), 01–20. https://doi.org/10.46551/259498102023011

Edição

Seção

Artigos