PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE JANAÚBA (MG) SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

DOI:

10.46551/259498102024013

Palavras-chave:

Educação básica. Ensino. Geografia. Percepção. Janaúba.

Resumo

O objetivo deste trabalho é destacar brevemente a percepção dos alunos de Janaúba sobre a importância do ensino da geografia. Para tanto, utilizou-se como metodologia revisão bibliográfica e análise de dados coletados em campo, com a aplicação de questionários em quatro turmas de 3° ano do Ensino Médio, de diferentes instituições educacionais (pública, particular e federal), localizadas na cidade de Janaúba-MG.

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Biografia do Autor

Vanessa Tamiris Rodrigues Rocha, Unimontes

Mestranda em Geografia pela PPGEO –Universidade Estadual de Montes Claros.

Dulce Pereira dos Santos, Unimontes

Doutora em Geografia –UFU. Professora da Universidade Estadual de Montes Claros

Rahyan de Carvalho Alves, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, Montes Claros, Minas Gerais,

Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES - Minas Gerais). Especialista em Orientação, Supervisão, Inspeção e Gestão em Administração Escolar pela Faculdade Promove (SOEBRAS). Especialista em Gestão Ambiental e Biodiversidade com Ênfase em Geografia pela Faculdade Promove (SOEBRAS). Mestre e Doutorando em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG - com Estágio Docente na instituição). Têm experiências, especialmente, nas áreas: (i) Geografia Escolar - Ensino, Aprendizagem e metodologias socializadoras (com foco para as ativas), com discussões sobre prática de formação; docência; relação professor-aluno; ensino-pesquisa e a importância do Estágio Curricular Supervisionado na contemporaneidade; e (ii) Geografia Cultural - com discussões atreladas a Cidade, Imagem e Patrimônio e as categorias paisagem e lugar, através do exercício da etnogeografia e iconografia, sobre a perspectiva da Percepção Ambiental e da Fenomenologia. Foi diretor-acadêmico, coordenador de pesquisa, professor e editor-chefe da Revista Científica (ISSN: 2236-9465) das Faculdades Prisma. Foi Coordenador-Geral da pasta de Extensão e professor das Faculdades Santo Agostinho. Atualmente é Professor-pesquisador na UNIMONTES, com a disciplina Estágio Curricular Supervisionado em Geografia, exercendo atividades de ensino, pesquisa e extensão na interface teórico-prático, campo escola-comunidade, com experiência em atividades de estágio e programas institucionais para formação de professores. Membro de grupos de ensino, pesquisa e extensão institucionais na UFMG (Grupo de Pesquisa TERRA & SOCIEDADE) e na UNIMONTES (Subcoordenador do projeto de pesquisa Biotemas) envolvendo trabalhos nos sub-ramos da geografia anteriormente mencionados, com apoio da CAPES e FAPEMIG. Editor-Chefe da Revista Cientifica Ciranda do Departamento de Estágios e Práticas Escolares (Unimontes - ISSN: 1982-0097). Participante de atividades do Programa de Estímulo a Mobilidade e ao Aumento da Cooperação Acadêmica da Pós-Graduação em parceria com os Programa de Pós-graduação em Geografia da UFMG, UFS e UFG. Coordenador do projeto de Extensão, na subárea de Geografia, do Núcleo de Atividades para Promoção da Cidadania da Unimontes, onde promove o planejamento, orientação e coordenação da articulação dos acadêmicos de Geografia frente a docência em atividade de ensino para alunos da rede pública atendidos pela Universidade. Professor da educação básica de ensino no Colégio Imaculada Conceição (experiência em atividade docente desde 2010 no ensino Fundamental II, Ensino Médio, Pré-vestibular, Pré-concursos e Cursos Técnicos). Pareceristas das Revistas Científicas: Inter-espaço (UFMA - ISSN: 2446-6549); Cerrados (Unimontes - ISSN: 2448-2692); Panorâmica (UFMT - ISSN: 2238-9210), Mais Dados (UFU - ISSN: 23581301) e membro do corpo editorial da Editora Unimontes. Professor-pesquisador com vários artigos publicados em periódicos e anais de eventos; organizador e autor de livros; organizador de eventos acadêmicos de âmbito regional, nacional e internacional, participando de bancas e exercendo orientações de trabalho de conclusão de curso.

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Publicado

2024-07-12

Como Citar

Rodrigues Rocha, V. T., Soares Ribeiro, B., Pereira dos Santos, D., & Alves, R. de C. (2024). PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE JANAÚBA (MG) SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista Ciranda, 8(01), 27–46. https://doi.org/10.46551/259498102024013

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