https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/ciranda/issue/feed Revista Ciranda 2024-05-20T23:29:32+00:00 Dulce Pereira dos Santos; Janete Aparecida Gomes Zuba revista.ciranda@unimontes.br Open Journal Systems <p>A Revista Ciranda, desde o seu primeiro número lançado em 2008, tem o objetivo de contribuir para a consolidação de um projeto educacional real e diferenciado na Unimontes. A mesma institucionalizou através do trabalho dos professores-pesquisadores do Departamento de Estágios e Práticas Escolares (DEPE). Departamento frutífero e inovador que ao decorrer de sua história tem dado grande contribuição para as experiências pedagógicas da Universidade Estadual de Montes Claros, em especial com pesquisas, projetos de ensino e extensão voltados especialmente para o Estágio Curricular Supervisionado de todos os cursos de Licenciatura desta Universidade e a gama de atividades didático-pedagógicos com propostas educacionais atuais, críticas e ativas. Nesse intento, a Revista Ciranda, busca, então, socializar as experiências e produtos de pesquisadores que investem suas habilidades e competências para a formação de um ensino crítico, autônomo e inovador, convidando todos para a submissão de trabalhos, contribuindo para a formação constante da prática e reflexões propositivas de temáticas que perpassam o universo docente.</p> https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/ciranda/article/view/6466 AS DIFICULDADES ENFRENTADAS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA OS ALUNOS SURDOS 2023-08-01T21:36:34+00:00 Guilherme José guilhermebobsilva@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">A principal dificuldade enfrentada ocorre com o ensino tradicional de línguas onde os alunos surdos têm pouco acesso à linguagem falada, embora alguns surdos possam utilizar implantes cocleares ou aparelhos auditivos para ouvir alguns ruídos, a qualidade do som que recebem pode não ser suficiente para o desenvolvimento da oralidade.</span></p> 2023-12-15T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Revista Ciranda https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/ciranda/article/view/6302 ESTÁGIO SUPERVISIONADO I: VIVÊNCIAS E REFLEXÕES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA Á GESTÃO ESCOLAR 2024-05-20T23:29:32+00:00 Francisco Kássio Teixeira De Moura kassioteixeira26@gmail.com <p>O Estágio Supervisionado I do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, proporciona ao graduando a observação da prática docente e pedagógica na escola de campo, assim como a análise do livro didático, dos aspectos físicos da escola, do Projeto Político Pedagógico e a participação em planejamentos e reuniões. Este artigo trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual utilizou-se a observação como técnica de produção de dados, utilizando um diário de bordo, posteriomente realizou-se uma análise da vivência durante o Estágio Supervisionado I em uma escola pública municipal do interior do Maranhão, pelos resultados observados, verificou-se que é preciso motivar os alunos com novas metodologias de aprendizagem, percebeu-se que o livro didático constitui como um importante recurso pedagógico e que nem todos os alunos da escola tinha esse recurso, percebeu-se as dificuldades e fragilidades da professora regente em sala de aula. O estágio supervisionado mesmo que observatório torna-se fundamental para o profissional da educação, principalmente para o exercício do magistério.</p> 2023-12-15T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Revista Ciranda https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/ciranda/article/view/6210 A IMPORTÂNCIA DOS GRUPOS ESCOLARES NA CONSTITUIÇÃO DA SOCIEDADE MINEIRA 2023-08-22T17:20:11+00:00 Leonice Vieira De Jesus Paixão leonicepibid2011@gmail.com Rosângela Silveira Rodrigues rosangesr@gmail.com Maria Nadurce Da Silva nadurce@gmail.com Islei Gonçalves Rabelo isleirabelo@hotmail.com <p>Este artigo é resultado parcial do recorte de uma pesquisa maior intitulada “Memória e história das instituições escolares do norte e noroeste de Minas Gerais: uma contribuição para a criação de acervo histórico/memória das escolas públicas mineiras”, tendo como objetivo historicizar a instituição escolar de forma a construir sua história e auxiliar na construção de seu acervo histórico/memória educativa na referida escola. Esta pesquisa foi aprovada pela Resolução nº. 260/2012, CEPEx/Unimontes. O estudo ora apresentado, representa um estudo bibliográfico realizado sobre a importância dos Grupos Escolares e a sua influência na formação da sociedade mineira. Para a sua realização foi feita uma pesquisa bibliográfica <em>online</em>, na plataforma BDTD (Banco Digital de Teses e Dissertações), sobre o tema “grupo escolar influência sociedade mineira”. Dos trabalhos analisados utilizamos para o aprofundamento: Faria Filho (1991, 1996 e 1998), Gonçalves (2004), Isob (2008), Vieira (2011) e utilizamos ainda como suporte teórico, Saviani (2008). Com o estudo concluímos que os grupos escolares, além de representar por sua arquitetura a imponência exigida pela sociedade, tinham como finalidade formar um homem público para uma sociedade moderna.</p> <p>&nbsp;</p> 2023-12-15T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Revista Ciranda https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/ciranda/article/view/7262 FORMAÇÃO DE PROFESSORES, NARRATIVAS DOCENTES ANALISADAS NO CURSO “LETRAMENTO LÚDICO E CRIATIVO PARA OS ANOS INICIAIS DA SEEDF” 2024-05-08T16:57:12+00:00 Nilvânia Cardoso Almeida nilvaniacardoso2016@gmail.com Liliane Campos Machado lcmpedagogia@gmail.com <p>Este trabalho resulta da análise do diário reflexivo do curso de formação de professores, “Letramento Lúdico e Criativo para os professores dos Anos Iniciais”, oferecido pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF no ano de 2015, por meio da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais em Educação (EAPE) e seus formadores regionais localizados na Coordenação Regional de Sobradinho - DF. O texto explora a formação de professores e as narrativas apresentadas pelos participantes durante o curso oferecido pela SEEDF.&nbsp; É uma produção de natureza qualitativa, com ênfase nas narrativas biográficas registradas no diário reflexivo desenvolvidos no processo formativo citado. A revisão de literatura pautou-se nos estudos de Frigotto; Ciavatta, (2003) e Souza (2006), Delory (2012), Matos e Souza (2015), Souza e Matos (2017), Larrosa (2002), os quais contribuíram para a compreensão das abordagens feitas a partir dos registros reflexivos dos cursistas em processo de formação. A contribuição desse processo formativo possibilitou a ressignificação da prática pedagógica a partir das narrativas apresentadas durante as rodas de conversas, em que a teoria e a prática foram articuladas no sentido de justificar a transformação da ação docente.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Educação. Formação de professores. Narrativas docentes.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> 2023-12-15T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Revista Ciranda