Edição Atual
É com entusiasmo que apresentamos a segunda edição de 2024 da Revista Ciranda!
Nesta edição, trazemos trabalhos relevantes que contribuem para o avanço do conhecimento.
O primeiro artigo, de Shirlene Rohr de Souza, Camilli Meira Santos Silva, Daiane Alves de Amorim e Leiva Amorim de Oliveira Guimarães, explora narrativas da literatura oral e sua relação com a vida social, abordando mitos e lendas.
O segundo trabalho, de Marllon Henrique Leandro, investiga o uso do software livre QGIS para criar materiais didáticos de Geografia, promovendo o engajamento dos alunos na era digital.
O terceiro artigo, de Ciro Carlos Antunes, Sandra Ramos de Oliveira Duarte Gonçalves e Ros'elles Magalhães Felício, analisa a importância da expressão no ensino da língua portuguesa e a necessidade de reinterpretação de textos.
O quarto artigo, de Daiana Santos de Oliveira, Luana Barbosa Durães, Renata Aparecida Alves Gomes e Ângela Maria Machado Bessa, discute a educação ambiental e o consumismo, relatando experiências do Projeto Meio Ambiente Estação “Coisas” da Minha Terra com alunos do Ensino Fundamental I em Pirapora-MG.
O quinto artigo, de Danielle Ferreira de Souza, Marcelo Vicente Silva, Julia Barreto Almeida e Vanessa Ribeiro Soares, explora as metodologias ativas no ensino, destacando a importância das habilidades socioemocionais e a gamificação no aprendizado de língua inglesa, promovendo um ambiente de participação crítica e engajamento.
Artigos
-
A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE QGIS NA CONFECÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
Visualizações do artigo: 63 -
CURRÍCULO E LINGUAGEM: PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Visualizações do artigo: 76 -
GAMIFICAÇÃO COMO METODOLOGIA DE ENGAJAMENTO E MOTIVAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
Visualizações do artigo: 10