Edições anteriores

  • Revista Ciranda
    v. 8 n. 02 (2024)

    É com entusiasmo que apresentamos a segunda edição de 2024 da Revista Ciranda!

    Nesta edição, trazemos trabalhos relevantes que contribuem para o avanço do conhecimento.

    O primeiro artigo, de Shirlene Rohr de Souza, Camilli Meira Santos Silva, Daiane Alves de Amorim e Leiva Amorim de Oliveira Guimarães, explora narrativas da literatura oral e sua relação com a vida social, abordando mitos e lendas.

    O segundo trabalho, de Marllon Henrique Leandro, investiga o uso do software livre QGIS para criar materiais didáticos de Geografia, promovendo o engajamento dos alunos na era digital.

    O terceiro artigo, de Ciro Carlos Antunes, Sandra Ramos de Oliveira Duarte Gonçalves e Ros'elles Magalhães Felício, analisa a importância da expressão no ensino da língua portuguesa e a necessidade de reinterpretação de textos.

    O quarto artigo, de Daiana Santos de Oliveira, Luana Barbosa Durães, Renata Aparecida Alves Gomes e Ângela Maria Machado Bessa, discute a educação ambiental e o consumismo, relatando experiências do Projeto Meio Ambiente Estação “Coisas” da Minha Terra com alunos do Ensino Fundamental I em Pirapora-MG.

    O quinto artigo, de Danielle Ferreira de Souza, Marcelo Vicente Silva, Julia Barreto Almeida e Vanessa Ribeiro Soares, explora as metodologias ativas no ensino, destacando a importância das habilidades socioemocionais e a gamificação no aprendizado de língua inglesa, promovendo um ambiente de participação crítica e engajamento.

  • Revista Ciranda
    v. 8 n. 01 (2024)

    É com grande satisfação que apresentamos os primeiros artigos de 2024 da Revista Ciranda!

    Este ano, estamos retornando com as publicações diretas: assim que recebemos os trabalhos dos pesquisadores, encaminhamos para nossa equipe de avaliadores e, uma vez aprovados, são publicados de imediato.

    O primeiro trabalho de 2024 é de autoria de Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida, que analisa a literatura para crianças de Lúcia Miguel Pereira, explorando temas como educação, moralidade e estereótipos femininos.

    O segundo trabalho de 2024, por Carlos Eugênio da Silva Rêgo, examina a formação de professores de Língua Portuguesa no Distrito Federal. Com base em uma revisão de 25 estudos recentes, incluindo artigos científicos, dissertações e teses de fontes como SciElo, BDTD, Anped e Google Acadêmico.

    O terceiro trabalho é de autoria de Rahyan de Carvalho Alves, Vanessa Tamiris Rodrigues Rocha, Brenda Soares Ribeiro e Dulce Pereira dos Santos. O estudo aborda a percepção dos estudantes do Ensino Médio de Janaúba (MG) sobre o ensino de Geografia, utilizando revisão bibliográfica e análise de dados coletados por meio de questionários aplicados em quatro turmas de 3° ano, em instituições públicas, particulares e federais da cidade.

    O quarto trabalho é do pesquisador Lucas Emanoel Lenartovicz, que estuda o acesso ao ensino superior para pessoas surdas na Unicentro, analisando políticas, iniciativas, desafios e legislações.

    E o quinto trabalho, de Simaria de Jesus Soares, trata do “Ensino Desenvolvimental: a importância da teoria da atividade e uso do recurso didático em sala de aula.

    Uma ótima leitura e até breve!

    Professor Huagner Cardoso – Editor Chefe

  • Revista Ciranda
    v. 7 n. 02 (2023)

  • Revista Ciranda
    v. 7 n. 01 (2023)

  • REVISTA CIRANDA
    v. 6 n. 02 (2022)

    Departamento de Estágios e Práticas Escolares (DEPE) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) promove a publicação do v. 6, n. 2 de 2022 da Revista Ciranda!

    Apresentamos aos nossos leitores treze (13) artigos, sendo que três (03) contemplam temáticas discutidas no XIII Encontro Internacional de Formação de Professores e Estágio Curricular Supervisionado - EIFORPECS que foi realizado em outubro de 2021, ainda sob o efeito do longo isolamento a que nos obrigou a pandemia de coronavírus. As temáticas estão voltadas para: “Uma análise do contexto político da Lei de Diretrizes E Bases de 1961: motivações e Interesses do primeiro anteprojeto até sua aprovação”, “Trabalho, saúde mental e universidade: um olhar sobre os docentes da UNEB-campus XXI”, “Bebeteca na educação infantil: as percepções dos professores e dos agentes”, “Licenciatura em informática durante o ensino remoto: um relato”, “Abordagem interdisciplinar na formação docente: uma experiência utilizando o stop motion”, “Jogos populares e educação física escolar - significados para os(as) universitários(as) de Montes Claros – MG”, “Gêneros acadêmicos e banco de dados: o desenvolvimento da produção escrita no ensino superior”, “Que currículo queremos e desejamos construir nas escolas em um futuro pós-pandêmico?”, “Os inéditos viáveis na formação de professor(es) da educação básica: os saberes e princípios éticos freireanos”, “Contribuições da filosofia na imanência para a educação e para os estudos decoloniais”, “Educação e história da educação: políticas públicas instituidoras de novos comportamentos nos tempos pandêmicos da covid-19 implementadas nas escolas do município de Montes Claros, Minas Gerais”, “A profissionalização dos docentes formadores”, “Visita técnico-científica no Instituto Universitário Sophia: algumas reflexões sobre o amor ao mundo”.

  • REVISTA CIRANDA
    v. 6 n. 01 (2022)

    Departamento de Estágios e Práticas Escolares (DEPE) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) promove a publicação do v. 6, n. 1 de 2022 da Revista Ciranda!

    Apresentamos aos nossos leitores treze (13) artigos que contemplam temáticas voltadas para: “Cultura Afro-Brasileira e Africana nos anos iniciais do ensino fundamental”, “Primeiras instituições brasileiras para formação docente”, ”Tecnologias digitais”, “Transdisciplinaridade em gêneros literários”, “Escolarização de criança com síndrome de down”, “Antologias no acervo do ensino médio distribuído pelo PNBE”, “Material didático digital”, “Performance e interpretação nas pesquisas em música” , “Perfil profissional de egressos/as da área de artes visuais participantes do Pibid”, “ Instituições educacionais na modernidade”, “Papel do professor regente nos estágios curriculares”, “Estágio curricular supervisionado no curso de Pedagogia” e “Representação das experiências humanas”.

  • v. 5 n. 3 (2021)

    Departamento de Estágios e Práticas Escolares (DEPE) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) promove a publicação do v. 5, n. 3 de 2021 da Revista Ciranda!

    Apresentamos aos nossos leitores doze (12) artigos com temáticas voltadas para "Educação racial e étnico-racial", dezesseis (16) artigos sobre "Educação Inclusiva" e dois (02) resumos. Boa leitura a todos!

  • REVISTA CIRANDA
    v. 5 n. 2 (2021)

    Departamento de Estágios e Práticas Escolares (DEPE) da Unimontes promove a publicação do v. 5, n.2 de 2021 da Revista Ciranda!

    Apresentamos aos nossos leitores dez  (10) artigos com temáticas voltadas para:“O ensino de música pela visão da gestão escolar”, “Metodologia de projetos”, “Tião Andrade e a docência”, “Pedagogia empresarial”, “Adulto maduro em cursos técnicos subsequentes”, “Contação de histórias como prática pedagógica e inclusiva”, “Proposta pedagógica do movimento dos trabalhadores rurais sem terra (MST)”, “A inclusão da pesquisa no ensino médio da escola pública”, Prática no Estágio Supervisionado para educação pós-contemporânea” e“ O adulto maduro na educação profissional e tecnológica".   Boa leitura a todos!

  • v. 5 n. 1 (2021)

    Departamento de Estágios e Práticas Escolares (DEPE) da Unimontes promove a publicação do v. 5, n.1 de 2021 da Revista Ciranda!                                                                                                                                                                                                    Apresentamos aos nossos leitores onze (11) artigos que contemplam temáticas voltadas para: “A Geografia e novas Metodologias de Ensino”, “Psicologia Escolar”, “Educação Infantil”, “Educação do Campo”, “Literatura Infantil”, “Pesquisa Científica no Curso de Artes/Música”, “Cultura Maker”, “Pesquisas com Crianças a partir do Uso de Jogos e das Leituras”, “Jogos Matemáticos”, “PODCASTS e o Ensino de Português” e “Extensão Universitária”.                                                                                                        Boa leitura!
  • Revista Ciranda
    v. 4 n. 2 (2020)

    Departamento de Estágios e Práticas Escolares (DEPE) da Unimontes promove a publicação do v. 4, n.2 de 2020 da Revista Ciranda!

    Apresentamos aos nossos leitores nove (09) artigos que com temáticas voltadas para: A motivação do Professor, A escola e a convivência democrática, O discurso da internacionalização através de aula-evento, Licenciatura no curso de psicologia, Estágio curricular supervisionado, Formação de professores, A construção do pensamento computacional nos anos iniciais do ensino fundamental, Estágio curricular supervisionado em pedagogia e um trabalho publicado no eixo interdisciplinaridade, o qual aborda A folia de reis e identidade. Além de dois (02) resumos com resultados das investigações de pesquisadores da Unimontes; trabalhos que versam sobre: O projeto veredas no município de Pirapora e o Ensino religioso e a formação docente. Boa leitura a todos!

  • v. 4 n. 1 (2020)

    Departamento de Estágios e Práticas Escolares (DEPE) da Unimontes  divulga a publicação do v. 4, n.1 de 2020 da Revista Ciranda!

    Apresentamos treze (13) artigos com temáticas voltadas para: literatura em Escolas públicas, pedagogia no campo, alunos com deficiência em sala multisserializada, ensino de espanhol a partir da prática teatral, estágio em Geografia,  preconceito no espaço escolar, gramática nos livros didáticos de Língua Portuguesa, estágio  supervisionado em Música, Língua Inglesa no ambiente online, prática de ensino e estágio Supervisionado no processo de formação dos professores, programa residência pedagógica da Unimontes, o estágio supervisionado e sua no curso de Pedagogia e a realidade da aids para jovens dos ensinos fundamental e médio. Além de apresentar resumos de trabalhos de conclusão de curso. Boa leitura a todos!

  • v. 3 n. 1 (2019)

    Departamento de Estágios e Práticas Escolares (DEPE) da Unimontes  comunica a publicação do v. 3, n.1 de 2019 da Revista Ciranda!

    Apresentamos aos nossos leitores dezesseis (16) artigos que contemplam temáticas voltadas para: Formação docente, Aspectos cognitivos de aprendizagem, Educação ambiental, Gestão escolar, Ensino de línguas estrangeiras, Pesquisa qualitativa na educação, Literatura infantil, Ensino de química, Extensão universitária, Didática e metodologia de ensino, Identidade profissional docente e; Tecnologia na educação. Além de quatro (04) resumos de pesquisas voltados aos trabalhos de conclusão de curso, mestrado e ou doutorado. Boa leitura a todos!
  • v. 2 n. 1 (2018)

    Departamento de Estágios e Práticas Escolares (DEPE) da Unimontes tem a satisfação de apresentar o v. 2, n.1 de 2018 da Revista Ciranda!
    Apresentamos aos nossos leitores dez (10) artigos que contemplam temáticas voltadas para: A educação do campo; A relevância das práticas de leitura literária e da literatura como proposta de ensino; O lúdico aplicado ao ensino de Química e da Geografia; A importância das metodologias ativas; A formação dos professores na modalidade aberta e a distância; A geografia escolar e inclusiva; A disciplina história e as pesquisas em arqueologia como frutífera análises em sala de aula e A inserção de projetos da geografia cultural no âmbito escolar. Boa leitura a todos!
  • v. 1 n. 1 (2017)

    O Departamento de Estágios e Práticas Escolares (DEPE) da Unimontes tem o alegria de apresentar o v. 1, n.1 de 2017 da Revista Ciranda!
    Nessa edição apresentamos aos nossos leitores seis (06) artigos que contemplam temáticas voltadas para: A Geografia e a Inclusão Social; Fatores e Processos que Influenciam a Prática Docente; O Estágio Supervisionado e as Diretrizes Curriculares Nacionais; Os Impactos da Formação de Professores; Os Impasses do Universo Escolar e os Saberes Docentes; A Língua Portuguesa e Seus Meandros. Além de destacarmos quatro (04) resumos expandidos e cinco (05) resumos simples, que foram  minuciosamente selecionados pela Comissão Científica do X Encontro Nacional de Formação de Professores e Estágio Curricular Supervisionado e III Congresso do CCH: Licenciaturas em Movimento da UNIMONTES (2007). Boa leitura a todos!