v. 8 n. 01 (2024): Revista Ciranda
É com grande satisfação que apresentamos os primeiros artigos de 2024 da Revista Ciranda!
Este ano, estamos retornando com as publicações diretas: assim que recebemos os trabalhos dos pesquisadores, encaminhamos para nossa equipe de avaliadores e, uma vez aprovados, são publicados de imediato.
O primeiro trabalho de 2024 é de autoria de Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida, que analisa a literatura para crianças de Lúcia Miguel Pereira, explorando temas como educação, moralidade e estereótipos femininos.
O segundo trabalho de 2024, por Carlos Eugênio da Silva Rêgo, examina a formação de professores de Língua Portuguesa no Distrito Federal. Com base em uma revisão de 25 estudos recentes, incluindo artigos científicos, dissertações e teses de fontes como SciElo, BDTD, Anped e Google Acadêmico.
O terceiro trabalho é de autoria de Rahyan de Carvalho Alves, Vanessa Tamiris Rodrigues Rocha, Brenda Soares Ribeiro e Dulce Pereira dos Santos. O estudo aborda a percepção dos estudantes do Ensino Médio de Janaúba (MG) sobre o ensino de Geografia, utilizando revisão bibliográfica e análise de dados coletados por meio de questionários aplicados em quatro turmas de 3° ano, em instituições públicas, particulares e federais da cidade.
O quarto trabalho é do pesquisador Lucas Emanoel Lenartovicz, que estuda o acesso ao ensino superior para pessoas surdas na Unicentro, analisando políticas, iniciativas, desafios e legislações.
E o quinto trabalho, de Simaria de Jesus Soares, trata do “Ensino Desenvolvimental: a importância da teoria da atividade e uso do recurso didático em sala de aula.
Uma ótima leitura e até breve!
Professor Huagner Cardoso – Editor Chefe
Artigos
-
PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE JANAÚBA (MG) SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA
Visualizações do artigo: 86 -
ENSINO DESENVOLVIMENTAL: IMPORTÂNCIA DA TEORIA DA ATIVIDADE E USO DO RECURSO EM SALA DE AULA
Visualizações do artigo: 43