This is an outdated version published on 2020-03-25. Read the most recent version.

BREVE ANÁLISE DE PRECONCEITO EM UMA ESCOLA ESTADUAL NA CIDADE DE MONTES CLAROS-MG

Authors

  • Carla Milena de Moura Laurentino
  • Jéssica Lorrany Sant'ana Rodrigues
  • Michele Alves de Araújo
  • Gildette Soares Fonseca

DOI:

10.46551/259498102020005

Keywords:

Preconceito; aluno; escola; sociedade.

Abstract

O ser humano é movido por sentimentos que contribuem nas relações interpessoais de forma positiva e ou negativa. O preconceito, por exemplo, é o resultado da ignorância que prendem a ideias pré-concebidas, podendo gerar enormes traumas, levando o sujeito até ao suicídio. No ambiente escolar, por ser reflexo da sociedade, existem diversas formas de preconceitos. Neste contexto, este artigo tem por objetivo apresentar resultados de levantamento sobre preconceito em uma escola pública da cidade de Montes Claros-MG. Para tanto, foi realizado  pesquisa bibliográfica e de campo, momento que ocorreu grupo focal com aplicação de questionário. Os resultados obtidos apontam que a maioria dos pesquisados já sofreram ou realizaram algum tipo de preconceito.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: SECAD, 2006.

CREPALDI, E. M. F. A importância da família na escola para a construção do desenvolvimento do aluno. 2013. Disponível em: <https://cedoc.observatoriodeeducacao.org.br/item/?cod=123456789_5116>. Acesso em: 24 outubro de 2019.

GOMES, N. L. Escola e Diversidade Étnico-Cultural: um diálogo possível. In: DAYRELL, J. (Org.) Múltiplos Olhares sobre Educação e Cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.

PÉRES, F. Preconceito racial uma ofensa ao princípio da igualdade. Monografia (Especialização) - Curso de Direito, Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2006. Disponível em: <http://siaibib01.univali.br/pdf/Fernanda%20Peres.pdf>. Acesso em: 25 jan. 2019.

PAIVA, N. M. N. de; COSTA, J. da S. A influência da tecnologia na infância: desenvolvimento ou ameaça? Psicologia, Teresina, pp.1-13, 24 jan. 2019.

SÃO PAULO. GAZETA DO POVO. "Pesquisa comprova que preconceito atinge 99,3% do ambiente escolar no Brasil". IN.: Gazeta do Povo. São Paulo, 17 de jun. de 2009. Disponível em: <https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/pesquisa-comprova-que-preconceito-atinge-993-do-ambiente-escolar-no-brasil-bmg041fsqi54m7htmbm3emm32/> Acesso em: 27 de janeiro de 2019.

Published

2020-03-25

Versions

How to Cite

Milena de Moura Laurentino, C., Lorrany Sant’ana Rodrigues, J., Alves de Araújo, M., & Soares Fonseca, G. (2020). BREVE ANÁLISE DE PRECONCEITO EM UMA ESCOLA ESTADUAL NA CIDADE DE MONTES CLAROS-MG. Revista Ciranda, 4(1), 67–73. https://doi.org/10.46551/259498102020005

Issue

Section

Artigos