TEACHER TRAINING COURSES IN THE PSYCHOLOGY: OVERVIEW IN THE 21st CENTURY

Authors

DOI:

10.46551/259498102020017

Keywords:

Teacher Training Courses in Psychology. History of Psychology. LDB. DCN. University education.

Abstract

The hominization process leads to the development of the individual in the world. It is clear that
the alliance between Psychology and Education promotes the development of society by
expanding this process. Since its recognition as a profession, in Brazil, in 1962, Psychology has
already taken the perspective of education for the modality of teacher training courses, however
with the changes in educational policies, this has been forgotten. Nevertheless, since the LDB, of
1996, there is a resumption of such an educational modality that gains strength in the 21st century
progresses. In this sense, this article takes up the evolution of the legislation of the Psychology
undergraduate curriculum guidelines that deal with the teacher training courses in the Psychology.
Based on the documentary discussion, a survey was carried out of the HEIs that offer the option of
this emphasis to the degree. Such data were sought from the respective registers of HEIs at eMEC, and from the matrix of each institution As result, it was found that 543 HEIs offer degrees
in psychology, of these, it was possible to analyze the matrices of 470 institutions. Of these, it was
found that 425 institutions do not offer the teacher training courses in Psychology curriculum. The
45 which offer may help to think in the discussion about what are the difficulties and obstacles to
such implementation, as well as the consideration of the associated loss for the training of
Psychology professionals, as well as for the development of society in general, which does not
have the offer of such discussions in the training of education students at the most diverse levels
of teaching and teaching modalities.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Leonardo Augusto Couto Finelli, Faculdades Integradas do Norte de Minas – FUNORTE

Doutor em Ciências da Educação (UEP), Mestre em Psicologia (USF), Graduado em Psicologia (UFMG), Graduado em Pedagogia (FETAC), Professor adjunto das Faculdades Integradas do Norte de Minas – FUNORTE.

References

ASSUNÇÃO, M. M. S. Curso de Psicologia: Algumas Reflexões sobre o Bacharelado e a

Licenciatura. Educação em Revista, v. 29, p. 45-60, 1999.

BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: uma introdução ao estudo

de psicologia. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 2001.

BRASIL. Lei nº 4.119 de 27 de agosto de 1962. Dispõe sobre os cursos de formação em

psicologia e regulamenta a profissão de psicólogo. Brasília (DF): Diário Oficial da União p.

, 1962.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Lei nº 7.044, de 18 de Outubro de 1982. Altera

dispositivos da Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971, referentes a profissionalização do ensino

de 2º grau. Brasília: MEC, 1982.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de

Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

BRASIL, Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação & Câmara de Educação

Superior. Parecer CNE/CES nº 776/1997, aprovado em 3 de dezembro de 1997 - Orientação

para as diretrizes curriculares dos Cursos de Graduação. Brasília, DF: CNE/CES, 1997a.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais:

introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental.

Brasília: MEC/SEF, 1997b.

BRASIL, Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação & Câmara de Educação

Superior. Resolução CNE/CES nº 8, de 7 de maio de 2004. Institui as Diretrizes Curriculares

Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia. Brasília, DF: CNE/CES, 2004.

BRASIL, Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação & Câmara de Educação

Superior. Parecer CNE/CES N.º 338, de 12 de novembro de 2009. Aprecia a Indicação

CNE/CES nº 2/2007, que propõe a alteração do art. 13 da Resolução CNE/CES nº 8, de 7 de

maio de 2004, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em

Psicologia. Brasília, DF: CNE/CES, 2009.

BRASIL, Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação & Câmara de Educação

Superior. Resolução CNE/CES nº 5, de 15 de março de 2011. Institui as Diretrizes

Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia, estabelecendo normas para o

projeto pedagógico complementar para a Formação de Professores de Psicologia. Brasília, DF:

CNE/CES, 2011.

BRASIL, Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação & Câmara de Educação

Superior. Resolução CNE/CES nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares

Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação

pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Brasília, DF: CNE/CES, 2015.

BRASIL, Ministério da Educação. Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação

Superior Cadastro e-MEC. 2016. Sistema e-MEC. Disponível em: http://emec.mec.gov.br/.

Acesso em: 10 abr. 2016.

BRASIL, Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação & Câmara de Educação

Superior. Resolução CNE/CES nº 3, de 3 de outubro de 2018. Altera o Art. 22 da Resolução

CNE/CP nº 2, de 1º de 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação

inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados

e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF: CNE/CES, 2018.

COMITÊ NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS – CNEDH. Plano

Nacional de Educação em Direitos Humanos. Ministério dos Direitos Humanos. Brasília,

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (CFP); CONSELHOS REGIONAIS DE

PSICOLOGIA. Ofício nº 0633-08/DIR-CFP. Brasília: CFP, 2008.

FERNANDÉZ, A. A Inteligência Aprisionada. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.

FINELLI, Docência em Avaliação Psicológica: A formação em Minas Gerais – Brasil. Revista

Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación, v. 21, n. 2, 49-59, 2013.

FINELLI, L. A. C.; FREITAS, S. R.; CAVALCANTI, R. L. Docência em Avaliação

Psicológica: a formação no Brasil. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y

Educación, v. Extr., n. 12, p. 12-30, 2015.

GADOTTI, M. Concepção dialética da educação. São Paulo: Cortez, 1983.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GUIMARÃES, P. A utilidade da educação de adultos: a aprendizagem ao longo da vida na

União Europeia e a política pública de educação e formação de adultos em Portugal. Laplage

em Revista, v. 2, n. 1, p. 36-50, 2016.

JACÓ-VILELA, A. M.; ESPÍRITO SANTO, A. A.; DEGANI-CARNEIRO, F.; GOES, L. O.;

VASCONCELLOS, M. A. G. N. T. Investigando em História da Psicologia: contribuições

metodológicas. Interacciones: Revista de Avances en Psicología, v. 2, n. 2, p. 123-134, 2016.

LEITE, S. A. S. Psicologia no Ensino Médio: desafios e perspectivas. Temas em Psicologia, v.

, n. 1, p. 11-21, 2007.

MACHADO, L. A.; VITÓRIA, M. I. C. O ensino de psicologia no currículo da educação

básica: análise da formação docente. Revista Educação Online, Rio de Janeiro, v. 13, n. 27, p.

-216, jan./abr. 2018.

MELLO, M. A Psicologia no Ensino Médio: uma análise sobre a prática docente. Psicol.

Ensino & Form., Brasília, v. 4, n. 2, p. 65-80, 2013.

MITRE, S. M.; SIQUEIRA-BATISTA, R.; GIRARDI-DE-MENDONÇA, J. M.; MORAISPINTO, N. M.; MEIRELLES, C. A. B.; PINTO-PORTO, C.; MOREIRA, T.; HOFFMANN, L.

M. A. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates

atuais. Ciênc. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 13, supl. 2, p. 2133-2144, dez. 2008.

OLIVEIRA, H. K. T.; RODRIGUES, M. M. M.; SIQUEIRA, P.; LOPES, R. M. L.; BUOSI, L.

M. Contribuições da psicologia para a inclusão da pessoa surda no ensino fundamental.

27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Centro Universitário

de Várzea Grande – UNIVAG, Várzea Grande, MT, 2018.

PEREIRA, O. C. N. O licenciado em Psicologia no ensino fundamental: possibilidade de

atuação. Psicol. Esc. Educ., Maringá, v. 23, e178679, 2019.

ROSA, C. L. Educação profissional, científica e tecnológica, formação humana e a

psicologia escolar e educacional. 2018. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) –

Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, Criciúma, SC, 2018.

SCHULTZ, D. P.; SCHULTZ, S. E. História da psicologia moderna. São Paulo: Cultrix,

SILVA JÚNIOR, A., CATARINI, M.; PRUDENTE, R.C.A.C. 1945-1962: Os antecedentes da

regulamentação da psicologia como profissão no Brasil. CES Revista, v. 18, n. 1, p. 157-167,

TRIOLA, M. F. Introdução à estatística. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.

Published

2020-09-10 — Updated on 2020-09-15

Versions

How to Cite

Silva, D. R. D., Leal, K. de J., & Finelli, L. A. C. . (2020). TEACHER TRAINING COURSES IN THE PSYCHOLOGY: OVERVIEW IN THE 21st CENTURY. Revista Ciranda, 4(2), 39–57. https://doi.org/10.46551/259498102020017 (Original work published September 10, 2020)