This is an outdated version published on 2021-03-16. Read the most recent version.

AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICOCULTURAL A EDUCAÇÃO DO CAMPO MEDIANTE O PROGRAMA ESCOLA NEUROPSIEDUCAÇÃO (PENEUROPSIE)

Authors

  • Tatiane Gamarra Calonga Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Maria Luzia da Silva Santana Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

DOI:

10.46551/25949810202021002

Keywords:

Psicología Educacional. Psicología Cultural -Histórica. Materialismo histórico. Educación rural. Formación de profesores

Abstract

Hay una falta de estudios en el contexto brasileno que dialoguen sobre Educación Rural y
Psicología Rural, por lo que esta investigación aborda los aportes de la Psicología de la
Educación a la formación docente, a partir de la Psicología Cultural -Histórica articulada a la
Educación Rural. El objetivo general es investigar las contribuiciones de la Psicología de la
Educación a la Educación Rural através de la presentación del Programa Escola
Neuropsieducaçao (PEneuropsie). La metodologia de investigación utilizada incluyó uma
revisión bibliográfica y exploración de datos, con la participación de 05 docentes (as) que
trabajaron em Educación Rural. Los instrumentos utilizados para la recolección de datos
fueron: vídeo, PENeuroPsiE y um cuestionario em Google Forms. A partir de los datos y las
preposiciones de los autores que dialogan sobre este tema, la importância de inserir la
Psicología Educativa em el curso de formación docente para trabajar em Educación Rural de
manera interdisciplinaria, reflexiva y articulada, es de decir, em uma práxis pedagógica
considerando uma reflexión sobre la realidade de los estudiantes y escuelas em contextos
rurales. El material pedagógico de PENeuroPsiE se considero relevante, inovador y motivador
para el desarrollo de funciones psicológicas superiores y la apropiación de los conocimientos
cubiertos. Sin embargo, es necessário adaptar los recursos de PENeuroPsiE a la realidade
vivida por los estudiantes em los asentamientos de reforma agraria y la pedagogia de la
alternância. Las percepciones de los profesores sobre los materialies de PENeuroPsiE son
importantes para los ajustes y su validación ecológica. Los datos obtenidos colaboran com el
avance, debates y reflexiones sobre los aportes de la Psicología Cultural -Histórica y la
Psicología Rural a la Educación Rural, además de contribuir a la formación docente.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Tatiane Gamarra Calonga, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso do Sul.

Maria Luzia da Silva Santana, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

Orientadora do trabalho, Doutora e Mestra em Psicologia pela Universidade Católica de
Brasília, é professora adjunta na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS e
compõe o quadro de docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da FAED/UFMS.
É líder do grupo de estudo e pesquisa em Psicologia, Processos Educativos e Inclusão
(PPEI/CNPq/UFMS)

References

ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de; AZZI, Roberta Gurgel. A Psicologia da Educação

como um saber necessário para a formação de professores. Temas em psicologia, vol. 15, n.

, 41 - 55, 2007. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v15n1/06.pdf. Acesso em:

mar. 2020.

ALVES, Zélia Maria Mendes Biasoli. Contribuições da psicologia ao cotidiano da escola:

Necessárias e adequadas. Paidéia FFCLRP-USP, Rib.Preto, fev/ago 1997. Disponível em:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X1997000100007. Acesso em: 19 mar. 2020.

ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino. Psicologia Escolar e Educacional: história,

compromissos e perspectivas. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Campinas, v. 12, n. 2, p. 469-475,

dezembro de 2008. Disponível em

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-

&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 30 de abril de 2020.

ARROYO, Miguel González. A escola do campo e a pesquisa do campo: metas. In:

MOLINA, M. (Org.). Educação do Campo e pesquisa: questões para reflexão. Brasília:

Ministério do Desenvolvimento agrário, 2006.

BEZERRA, Delma Rosa dos Santos; SILVA, Ana Paula Soares da. Educação do Campo:

apropriação pelas professoras de uma escola de assentamento. Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 22, Número 3, setembro/dezembro de 2018. Disponível em:

http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392018032108. Acesso em: 21 mai. 2020.

CHAMON, Edna Maria Querido de Oliveira. As dimensões da Educação do Campo. Revista

do Centro de Educação, vol. 41, núm. 1, enero-abril, 2016, pp. 183- 195. Disponível em:

https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/17979. Acesso em: 08 mai. 2020.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. - São Paulo: Atlas, 2008.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia

científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LANDINI, Fernando. La noción de psicología rural y sus desafios en el contexto

Latinoamericano. In: LANDINI, Fernando (Org.). Hacia una psicología rural latinoamericana. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO. 2015, pp.21-34. E-Book.

Disponível em:

<http://www.comunidadeslatinoamericanas.uchile.cl/noticias/hacia_una_psicologia_rural_libr

o_terminado.pdf>. Acesso em: abr. 2020.

MARTINS, Lígia Márcia. As contribuições da psicologia histórico cultural para a Educação

do Campo. Revista Binacional Brasil Argentina: Diálogo entre às Ciências, 3(2), pp. 86 a

, dezembro, 2014. Disponível em:

<http://periodicos.uesb.br/index.php/rbba/article/viewArticle/4594 >. Acesso em: dez. 2017.

MAZZEU, Lidiane Teixeira Brasil. A pedagogia histórico-crítica como expressão teórica do

marxismo na educação e a crítica à formação por competências. Revista de Educação PUCCampinas, Campinas, n. 23, p. 45-53, novembro 2007. Disponível em: http://periodicos.puccampinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/168. Acesso em: 08 mai. 2020.

MONTEIRO, Rosa Cristina. Educación y ruralidades contemporáneas. Aportes psicológicos

para el debate. In: Landini, Fernando (Org.) Hacia una psicología rural latino-americana.

a ed. - Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO, 2015, pp.103-106. E-Book.

Disponível em:

http://www.comunidadeslatinoamericanas.uchile.cl/noticias/hacia_una_psicologia_rural_libro

_terminado.pdf. Acesso em: 13 mai. 2020.

MORETTI, Vanessa Dias; ASBAHR, Flávia da Silva Ferreira; RIGON, Algacir José. O

humano no homem: os pressupostos teórico-metodológicos da teoria histórico-cultural.

Psicol. Soc., Florianópolis, v. 23, n. 3, p. 477-485, dez. 2011. Disponível em:

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-

&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 30 abr. 2020.

MURTAGH, Sofía. La educación en el ámbito rural. Desafíos para la psicología. In: Landini,

Fernando (Org.). Hacia una psicología rural latino-americana. Ciudad Autónoma de

Buenos Aires: CLACSO, 2015. pp.283-292. E-Book. Disponível em:

http://www.comunidadeslatinoamericanas.uchile.cl/noticias/hacia_una_psicologia_rural_libro

_terminado.pdf. Acesso em: 13 mai. 2020.

NETO-BEZERRA, Luiz. Educação do Campo ou educação no campo? Revista HISTEDBR

On-line, Campinas, n.38, p. 150-168, jun.2010. Disponível em:

https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639696. Acesso em: 12 mai. 2020.

PASQULINI, Juliana Campregher; MAZZEU, Lidiane Teixeira Brasil. Em defesa da escola:

uma análise histórico-crítica da educação escolar. Educação em Revista, Marília, v. 9, n. 1,

p. 77-92, 2008. Disponível em:

http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/educacaoemrevista/article/view/627/510.

Acesso em: 15 mai. 2020.

PIANOVSKI, Regina Bonat. Ensino e aprendizagem em escolas rurais multisseriadas e as

contribuições da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. 225f.Tese

(Doutorado) – Universidade Tuiuti do Paraná: Curitiba, 2017. Disponível em:

<https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabal

hoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5020152>. Acesso em: jan. 2018.

SANT`ANNA, Patrick Ronan; GEBER, Saulo Pfeffer; TETU, Viviane. Contribuições da

psicologia da educação: Percepção de professores do ensino fundamental I. Psic. da Ed., São

Paulo, 49, 2º sem. de 2019, pp. 79-87. Disponível em:

http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-69752019000200009.

Acesso em: 14 abr. 2020.

SANTANA, Maria Luzia da Silva. Contributos e desafios da psicologia para a Educação do

Campo. Revista ESPACIOS, vol. 40 (Nº 23), 2019. s/p. Disponível em:

https://www.revistaespacios.com/a19v40n23/19402329.html > Acesso em: 13 de março de

SANTANA, Maria Luzia da Silva. Programa Escola Neuropsieducação (PENeuroPsiE): um

recurso pedagógico para aprendizagem de neurociências e processos psicológicos superiores a

partir da psicologia sócio-histórica cultural. Vozes dos Vales, v. 15, p. 1-12, 2019a.

Disponível em: http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2019/05/Maria0102.pdf

Acesso em: 13 de março de 2020.

SILVA, Cleânia de Sales; NASCIMENTO, Adriana Loiola do. Papel da Psicologia da

Educação na formação docente: o que pensam os alunos do plano nacional de formação de

professores da educação básica / universidade federal do Piauí. Revista do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica / Universidade Federal do Piauí,

Teresina, v. 1, n. 1, p. 107-129, jul. / dez. 2013. Disponível em:

https://ojs.ufpi.br/index.php/parfor/article/view/1512. Acesso em: 15 mai. 2020.

SOUZA, Daniel Cerqueira de; DUQUE, Andrews do Nascimento; COELHO, Ingrid

Mesquita. Contribuições da psicologia aos contextos educacionais. RECH- Revista Ensino

de Ciências e Humanidades – Cidadania, Diversidade e Bem Estar on line, vol. i, número

, jan-jun, 2018, p. 192-221. Disponível em:

https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/rech/article/view/4763. Acesso em: 14 abr. 2020.

SOUZA, Maria Antônia de. Educação do Campo: políticas, práticas pedagógicas e produção

científica. Educ. Soc., Campinas, vol. 29, n. 105, p. 1089-1111, set. /dez. 2008. Disponível

em: https://www.scielo.br/pdf/es/v29n105/v29n105a08.pdf. Acesso em: 12 mai. 2020.

ZUCOLOTO, Marcele Pereira da Rosa. Contribuições da psicologia a educação básica e o

problema da psicologização da educação: uma revisão narrativa. Rev. HISTEDBR On line,

Campinas, v.18, n.4 [78], p.1195-1208, out. /dez. 2018. Disponível em:

https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652472. Acesso em: 10

mar. 2020.

Published

2021-03-08 — Updated on 2021-03-16

Versions

How to Cite

Calonga, T. G., & Santana, M. L. da S. (2021). AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICOCULTURAL A EDUCAÇÃO DO CAMPO MEDIANTE O PROGRAMA ESCOLA NEUROPSIEDUCAÇÃO (PENEUROPSIE). Revista Ciranda, 5(1), 17–38. https://doi.org/10.46551/25949810202021002 (Original work published March 8, 2021)

Issue

Section

Artigos