METODOLOGIA DE PROJETOS: CAMINHOS PARA UMA PRÁTICA DOCENTE SOCIAL E EDUCACIONAL APORTADA NA PROPOSTA DE TRABALHOS COM PESQUISA

Authors

  • Josimeri Grein Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Maria de Fátima Quintal de Freitas Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Lucymara Carpim Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA

DOI:

10.46551/259498102021013

Keywords:

Aprendizagem significativa. Metodologia de projetos. Trabalho colaborativo.

Abstract

Este artigo é o resultado de uma investigação realizada com oito professoras que atuam como multiplicadoras da metodologia de projetos em escolas estaduais e municipais do estado do Paraná, a partir da problemática: como elas percebem seu papel como agentes de transformação e de mudança junto aos participantes dos programas de formação continuada, considerando ametodologia de projetos? De abordagem qualitativa do tipo interpretativo, a pesquisa teve como objetivo verificar se a metodologia de projetos contribui
para que ocorra o envolvimento dos alunos e demais agentes da escola e da comunidade e favorece a aprendizagem, beneficiando-os na resolução de problema sociais e educacionais. Para compor os resultados, optou-se pela análise de conteúdo, considerando a categorização das respostas obtidas, tendo como aporte epistemológico e conceitual os autores: Bardin (2010), Behrens (2005, 2006, 2014), Bender (2014), Freitas (2005), Hernandez (1998), Lane (1981, 1995), Torres (2000, 2014) e Veiga (1996, 1998, 2009), que foram essenciais para dar suporte às investigações. As multiplicadoras investigadas apontaram a importância de seu papel como agentes de transformação da prática educativa dos professores participantes dos programas de formação continuada, considerando a metodologia de projetos possibilidade de uma aprendizagem significativa, que, por meio do envolvimento dos demais atores da escola e da comunidade, podem promover ações sociais e educacionais de maneira coletiva e colaborativa, que solucionem questões sociais e educacionais que afetam a realidade dos alunos e da sociedade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Josimeri Grein, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestre em Educação (UFPR), Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação
(PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Núcleo de Psicologia Comunitária,
Educação e Saúde (NUPCES).

Maria de Fátima Quintal de Freitas, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutora em Psicologia Social (PUC-SP), Pós-doutora Psicologia Comunitária (ISPA, Un. Porto,
Portugal), Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da
Universidade Federal do Paraná (UFPR), Núcleo de Psicologia Comunitária, Educação e Saúde
(NUPCES).

Lucymara Carpim, Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA

Doutora e Mestre em Educação, Professora da UNICURITIBA, Graduada em Pedagogia e Letras, Especialista Em Didática do Ensino Superior, Gestão Educacional, Gerenciamento Ambiental na Indústria, Economia do Trabalho e Marketing Empresarial.

References

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Portugal, Edições 70, 2010.

BEHRENS, Marilda Aparecida. Metodologia de projetos: aprender e ensinar para a produção

do conhecimento numa visão complexa. In: Complexidade: redes e conexões na produção do

conhecimento. Coleção Agrinho, Curitiba: SENAR, 2014.

BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis:

RJ, Vozes, 2005.

BEHRENS, Marilda Aparecida. Paradigma da complexidade: metodologia de projetos,

contratos didáticos e portfólios. Petrópolis: RJ, Vozes, 2006.

BENDER, William N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciadas para o

século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.

FLICK, Uwe. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FREITAS, Maria de Fátima Quintal de. Coerências entre práticas psicossociais em

comunidade e projetos de transformação social: aproximações entre as Psicologias Sociais da

Libertação e Comunitária. PSICO, PUC-RS, v. 36, n. 1, jan/abr. 2005.p.47-54, Disponível

em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/1374/1074,

acesso em 12 de maio de 2016.

HERNANDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: projetos de trabalho. Porto

Alegre: ArtMed, 1998.

LANE, Sílvia Tatiana Maurer. O que é psicologia social. Vol. 39. Primeiros Passos, São

Paulo: Brasiliense, 1981.

LANE, Silvia Tatiana Maurer. Usos e abusos do conceito de representações sociais. In:

SPINK, M.T. (Org.). O conhecimento no cotidiano: as representações sociais na perspectiva

da psicologia social. São Paulo: Brasiliense, 1995. P. 47-57.

LOPES, Rovena Monteiro. A pedagogia de projetos. Disponível em:

http//pedagogiaaopedaletra.com/resumo-a-pedagogia-de-projetos. Acesso em 12 de fevereiro

de 2017.

MAIA, Mânia Maristane Nebes Silveira; FERNANDES, Luzia Leidjane Mendonça.

Formação de professores: desafios e possibilidades sobre os sabres teóricos e práticos no

processo formativo do acadêmico de pedagogia. Revista Ciranda, Montes Claros, v. 4. N. 2,

, p. 70-86. Disponível em: https:www.peridodicos.unimontes.br/index.php/ciranda/index

MARTINS, Sueli Terezinha Ferreira. Psicologia social e processo grupal: A coerência entre

fazer, pensar e sentir em Sílvia Lane. Psicologia & Sociedade, 19. Edição Especial 2, 2007. P.

-80.

MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete temas transversais.

Dicionário interativo da educação brasileira – Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001.

Disponível em: <http://www.educabrasil.com.br/temas-transversais/> Acesso em 15 de março

de 2017.

MORAES, Maria Cândida. Ecologia dos saberes: complexidade, transdisciplinaridade e

educação. São Paulo: Antakarana/WHH – Willis Harman House, 2008.

PRADO, Maria Elisabete Brisola Britto. Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações.

In: ALMEIDA, Maria Elizabeth Biancocini de; MORAN, José Manuel (Org.). Integração das

tecnologias na educação. Brasília: Ministério da Educação/SEED/TV Escola/Salto para o

Furuto, 2005. Cap. 1. Artigo 1.1, p.12-17. Disponível em: http://www.tevbrasil.com.br.

Acesso em: 03 de fevereiro de 2017.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, Luciana Pereira da; TAVARES, Helenice Maria. Pedagogia de projetos: inovação no

campo educacional. Revista da Católica. Uberlândia: v.2, n. 3, 2010. Disponível em:

http://catolicaonline.com.br/revistadacatolica2/artigosv2n3/16-Pedagogia.pdf, acesso em: 12

de setembro de 2016.

TORRES, Patricia Lupion. Redes e conexões para compor os liames do conhecimento. In:

Complexidade: redes e conexões do ser sustentável. Curitiba: SENAR, 2014. p. 15-31.

TORRES, Patrícia Lupion; BOCHNIAK, Regina. Educação e profissionalização para micro

e pequenos empresários rurais em desvantagens sociais e de regiões menos favorecidas:

Escola Aberta. Curitiba: Serviço nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, 2000.

TORRES, Patrícia Lupion; IRALA, Esrom. Aprendizagem colaborativa: teoria e prática. In:

Complexidade: redes e conexões na produção do conhecimento. Coleção Agrinho, Curitiba:

SENAR, 2014. p. 61-94.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Et. All. Ensino e avaliação: uma relação intrínseca à

organização do trabalho pedagógico. In: Didática: o ensino e suas relações. Campinas: SP,

Papirus, 1996. P. 149-183.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Et. All. Perspectivas para reflexão em torno do projeto

político-pedagógico. In: Escola: espaço do projeto político-pedagógico. Campinas: SP,

Papirus, 1998. P. 9-32.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A aventura de formar professores. Campinas: SP, Papirus,

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Formação de professores para a educação superior e a

diversidade da docência. Revista Diálogo Educacional. Curitiba: v. 14, n. 42, p. 327-342,

maio/ago. 2014. Disponível em:

https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/6515.

VENTURA, Paulo Cezar Santos. Por uma pedagogia de projetos: uma síntese introdutória.

Educação Tecnológica. Belo Horizonte: v.7, n.1. jan./jun. 2002. Disponível em

http://www.tecnologiadeprojetos.com.br/banco_objetos/%7B6CC31958-0A79-4D36-8DADDC0D31DEE25C%7D_Artigo%20Paulo%20Ventura%20-

%20Por%20uma%20Pedagogia%20de%20Projetos.pdf, acesso em 12 de janeiro de 2017.

ZABALA, Antoni. Enfoque globalizador e pensamento complexo: uma proposta para o

currículo escolar. Porto Alegre: Artemd, 2002.

Published

2021-05-09

How to Cite

Grein, J., Freitas, M. de F. Q. de, & Carpim, L. (2021). METODOLOGIA DE PROJETOS: CAMINHOS PARA UMA PRÁTICA DOCENTE SOCIAL E EDUCACIONAL APORTADA NA PROPOSTA DE TRABALHOS COM PESQUISA. Revista Ciranda, 5(2), 22–42. https://doi.org/10.46551/259498102021013