A EDUCAÇÃO DO CAMPO SUBMISSA AO CONTEXTO URBANO: A IMPORTÂNCIA DE UM NOVO MODELO EDUCACIONAL COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DA SUSTENTABILIDADE
Abstract
A valorização da natureza e da essência rural é considerada pela sociedade atual como uma paralisia econômica e como empecilho ao
desenvolvimento tecnológico, desconsiderando toda uma dinâmica construída historicamente pela sociedade, pautada na necessidade de equilibrar as relações homem/natureza, através do crescimento econômico aliado à preservação ambiental e à eqüidade social. Neste sentido a educação, tem o caráter de intervenção estratégica, responsável por transformações sociais, sendo um relevante instrumento pelo qual a questão ambiental pode ser definitivamente incluída na percepção das pessoas e das comunidades, tanto urbanas quanto rurais, contribuindo decisivamente para a construção de um futuro verdadeiramente sustentável. Mas não é essa a realidade da educação brasileira, onde no campo, se reproduz os padrões educacionais, tipicamente urbanos e as ideologias capitalistas dominantes, descaracterizando e desvalorizando a cultura camponesa. A construção de um novo projeto educacional,
voltado à realidade e às especificidades do contexto rural, se faz urgentemente necessário, visando preencher uma lacuna histórica existente no campo. Nesse sentido, o presente trabalho, objetiva apresentar brevemente a necessidade da educação rural, como mecanismo de construção de perspectivas sustentáveis no campo. Utilizando como metodologia revisão bibliográfica. Para isso deve-se buscar a essência dos elementos educacionais e demais utopias construídas ao longo da história humana, objetivando promoção de justiça social, proteção ambiental, qualidade de vida e dignidade humana. Esse novo projeto educacional deve voltar-se à promoção da qualidade de vida e sustentabilidade agrária, bem como ser um mecanismo de reconhecimento de potencialidades rurais e de fixação do pequeno agricultor e sua família.