INCLUSÃO ESCOLAR EM TERMOS (E TEMPOS) CRÍTICOS: NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE DISCURSOS, DISPUTAS E TENSÕES NO CAMPO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Authors

  • Jéssica Nunes da Silva Programa de Pós-graduação em Antropologia Social – PPGAS/UFRGS

DOI:

10.46551/259498102021033

Keywords:

educação inclusiva, Inclusão Escolar, etnografia, antropologia da educação

Abstract

O presente artigo versa sobre os discursos, disputas e tensionamentos presentes no campo da Inclusão Escolar de pessoas com deficiência e da Educação Inclusiva atualmente. Tomando por base o relato de profissionais do Atendimento Educacional Especializado de uma escola regular da rede Municipal de Ensino em Porto Alegre, analisa-se os desdobramentos práticos, burocráticos e discursivos da Inclusão Escolar. Como paralelo crítico e reflexivo acerca do atual contexto, articula-se ainda o debate em torno da proposta de reformulação da Política Nacional de Educação Especial (PNEE), bem como as manifestações divergentes que daí advém, conformando os questionamentos em torno de um possível “retorno à exclusão”. Conclui-se pela demanda de um posicionamento engajado e comprometido criticamente para com a defesa da Educação Inclusiva, atentando para os riscos do esvaziamento da concepção de Inclusão em um contexto de intensificação das desigualdades sociais.

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Author Biography

Jéssica Nunes da Silva, Programa de Pós-graduação em Antropologia Social – PPGAS/UFRGS

Mestranda em Antropologia Social pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia Social – PPGAS/UFRGS. Integra o Núcleo de Antropologia e Cidadania – NACi/UFRGS e o Grupo de Estudos sobre Antropologia e Deficiência – GEAD/UFRGS. Apoio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.

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Published

2021-09-01

How to Cite

Nunes da Silva, J. (2021). INCLUSÃO ESCOLAR EM TERMOS (E TEMPOS) CRÍTICOS: NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE DISCURSOS, DISPUTAS E TENSÕES NO CAMPO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Revista Ciranda, 5(3), 137–158. https://doi.org/10.46551/259498102021033

Issue

Section

Educação Inclusiva