EMPREEDEDORISMO, INCLUSÃO, INTERDISCIPLINARIDADE E SUSTENTABILDADE NO ÂMBITO ESCOLAR CONTEMPORÂNEO: PERMANÊNCIAS E RUPTURAS NO CONTEXTO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA ESTADUAL

Authors

  • Geiza Gláucia Zeferino Viegas UNICESUMAR
  • Vagner Luciano de Andrade UNICESUMAR

DOI:

10.46551/259498102021034

Keywords:

educação básica, empreendedorismo, inclusão, interdisciplinaridade, sustentabilidade

Abstract

Trata-se de artigo objetivando apresentar uma pesquisa acerca de todos os pontos concisos do Projeto Político-Pedagógico - PPP no âmbito do Empreendedorismo, Inclusão, Interdisciplinaridade e Sustentabilidade destacando sua inovação e sua relevância na escola atual. O texto integral ressalta a problemática empreitada pelo PPP para solucionar ou explicar os problemas, desafios, diversidades e possibilidades do espaço escolar. A abordagem metodológica explorada foi o estudo de caso dos fatos corriqueiros de uma escola pública e sua realidade local, bem como uma pequena entrevista com a gestora. Os resultados evidenciaram novidades, descobertas e contradições nas relações e efeitos do PPP. Ainda assim nos requisitos verificados de Empreendedorismo, Inclusão, Interdisciplinaridade e Sustentabilidade, notam-se avanços apenas na área inclusiva, em especial o AEE, sendo as outras demandas ainda são lacunas no currículo vigente.

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Author Biographies

Geiza Gláucia Zeferino Viegas, UNICESUMAR

Licenciada em Letras – PUC-Minas. Graduada em Pedagogia – UNICESUMAR. Pós-graduada em Neuropsicopedagogia – FAMARC. Especialista em Atendimento Educacional Especializado – UNICESUMAR. Docente na rede pública municipal de Contagem e na rede particular de Belo Horizonte.

Vagner Luciano de Andrade, UNICESUMAR

Bacharel-licenciado em Geografia e Análise Ambiental – UNI-BH. Licenciado em História – UNICESUMAR e especialista na área de Educação, Patrimônio e Paisagem Cultural Licenciado em Ciências Biológicas – FIAR.

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Published

2021-09-01

How to Cite

Gláucia Zeferino Viegas, G., & Luciano de Andrade, V. (2021). EMPREEDEDORISMO, INCLUSÃO, INTERDISCIPLINARIDADE E SUSTENTABILDADE NO ÂMBITO ESCOLAR CONTEMPORÂNEO: PERMANÊNCIAS E RUPTURAS NO CONTEXTO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA ESTADUAL. Revista Ciranda, 5(3), 159–176. https://doi.org/10.46551/259498102021034

Issue

Section

Educação Inclusiva