IMPACTOS DO RACISMO ESTRUTURAL NO ENSINO CONTÍNUO DA POPULAÇÃO NEGRA: UMA ANÁLISE DO NORTE DE MINAS GERAIS
DOI:
10.46551/259498102021036Keywords:
abandono, racismo, IBGE, Norte de MinasAbstract
O racismo estrutural exposto como a manutenção de ações racistas cotidianas que tornam normais a inferioridade, agressões policiais, baixo índice educacional entre outras diversas mazelas sofridas pela população negra. Na América Latina essa condição parte do período da colonização, e foi sendo estruturada nas diversas mudanças de nossa estrutura política e social, levando a essa condição atual onde se torna banal a morte constante de crianças e adolescentes negros nas favelas brasileiras e sua baixa perspectiva de futuro educacional e profissional acentuando nossos índices de criminalidade. Buscou-se nesse artigo analisar o contexto teórico referente ao racismo estrutural e por meio dos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), entre outros visando aprofundar uma discussão mais detalhada sobre a desigualdade racial, evasão escolar e abandono, dando origem a produção de tabelas e mapas que sustentam a teoria de desigualdade racial. Dados das organizações brasileiras corroboram com a hipótese de que a população negra, representa mais da metade dos alunos que abandonam os estudos nas séries iniciais e finais de ensino, por motivos relacionados à renda, falta de interesse na conclusão dos estudos e gravidez na adolescência, na perspectiva de analise onde correlacionamos esses fatores ao racismo estrutural, pontuamos que a teoria se confirma com esses dados quando notamos a normalização dessa condição desigual para a população negra tanto no viés do abandono escolar, quanto em questões relacionadas ao analfabetismo, violência e falta de representação política.
Downloads
References
ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural. São Paulo: Editora Pólen Livros, 2019.
BERGER, Peter. BERGER, Brigitte. O que é uma instituição social. Sociologia e sociedade: leituras de introdução à sociologia. Rio de Janeiro: LTC, 1977.
BBC. Caso George Floyd: morte de homem negro filmado com policial branco com joelhos em seu pescoço causa indignação nos EUA. BBC News, Rio de Janeiro, 5 de mai. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/05/27/caso-george-floyd-morte-de- homem-ne eua.ghtml. Acesso em: 20 nov. de 2020.
. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Diário Oficial da União, Brasília, 5 out. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03//constituicao.htm. Acesso em: 10 mar. 2020.
. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Desigualdades sociais por cor ou raça no Brasil. Brasília, 2019.
. Pretos ou pardos estão mais escolarizados, mas desigualdade em relação aos brancos permanece. Agência IBGE Notícias, 2019. Disponível em: https://agencia denoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/25989-aldade-em-relacao-aos-brancos. Acesso em: 20 dez. 2019.
CNN. Histórias de crianças baleadas no Rio de Janeiro ganham destaque em protesto. CNN Brasil, Rio de Janeiro, 4 de jul. 2020. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/2020/07/04/historias-de-criancas-baleadas-no-rio-de- janeiro-ganham-destaque-em-protesto. Acesso em: 20 nov. de 2020.
DEMOGRÁFICO, IBGE. Censo. 2010. Disponível em: https://censo2010.ibge.gov.br. Acesso em: 20 de julho, 2021.
EMICIDA. Emicida – AmarElo (álbum completo). YouTube, 2019. Disponível em https://www.youtube.com/playlist?list=PLL1gm0aLlr0H. Acesso em: 19 jun. 2020.
FIRTH, Raymond. Organização social e estrutura social. Homem e sociedade. São Paulo: Nacional, 1972.
FRANÇA, Iara Soares de; PEREIRA, Anete Maria; SOARES, Beatriz. Cidade média, polarização regional e setor de educação superior: estudo de Montes Claros, no norte de Minas Gerais. In. Formação (Presidente Prudente), v. 02, p. 52-69, 2009.
GUIMARÃES, Antônio Sérgio Alfredo. Depois da democracia racial. In. Tempo social, v. 18, n. 2, p. 269-287, 2006.
LIMA, Ana; CATELLI Jr., Roberto. INAF Brasil 2018: resultados preliminares. São Paulo: Ação Educativa & Ação Social do IBOPE, 2018.
Matrículas no ensino fundamental: INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Básica 2020. Brasília: Inep, 2021. Disponível em <http://portal.inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica>. Acesso em: 25.06.2021.
Matrículas no ensino médio: INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Básica 2020. Brasília: Inep, 2021. Disponível em <http://portal.inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica>. Acesso em: 25.06.2021.
MINTZ, Sidney e PRICE, Richard. O nascimento da cultura afro-americana: uma perspectiva antropológica. Rio de Janeiro: Editora Pallas, 2003.
PACE, Ângela F.; LIMA, Marluce O. Racismo Institucional: apontamentos iniciais. In. Revista do Difere, v. 1, n. 2, p. 1-17, 2011.
ROLLEMBERG, Denise; QUADRAT, Samantha Viz. A construção social dos regimes autoritários: legitimidade, consenso e consentimento no século XX. Brasil e América Latina. v. 2. In: A construção social dos regimes autoritários: legitimidade, consenso e consentimento no século XX. Brasil e América Latina. v. 2. 2010. p. 642-682.
SERRANO, Pedro Estevam Alves Pinto. Autoritarismo e golpes na América Latina: breve ensaio sobre jurisdição e exceção. Alameda Casa Editorial, 2016.