PROJETO DE VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRODESCENDENTE NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE CURSOS PROFISSIONALIZANTES

Authors

  • Rosana de Ávila Melo Silveira Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM – Uberlândia

DOI:

10.46551/259498102021046

Keywords:

Racismo, Democracia Racial, Currículo

Abstract

Este ensaio artigo propõe a analisar uma das principais fontes responsável pela manutenção do mito da democracia racial no Brasil, considerando a contínua discriminação racial que parte da sociedade brasileira vivencia: a Escola Básica. Todos nós sabemos que um dos maiores intento da Educação atual é a formação plena do cidadão. Mas, contraditoriamente, contrastando com esse objetivo, se observa, inclusive por estatística, a contínua exclusão da comunidade negra e parda do processo de formação formal, uma vez que uma parcela significativa desse grupo, não foi inclusa, de forma justa nesse processo. Existe um racismo velado e enraizado em nossa sociedade. Essa discriminação tem afetado por séculos as condições de vida do povo negro em nosso país e tem se perpetuado, pois, há um ‘consenso’ (idealizado e concretizado) de que existe uma democracia racial no Brasil. Um Racismo Estrutural e Institucional. Segundo o IPEA, mais da metade da população brasileira, é negra e mestiça, possuem baixa renda per capita e baixo índice de escolaridade. Poucas pessoas desse grupo conseguem ingressar em universidades e fazer parte das classes média e alta em nosso país.

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Published

2021-09-01

How to Cite

de Ávila Melo Silveira, R. (2021). PROJETO DE VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRODESCENDENTE NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE CURSOS PROFISSIONALIZANTES. Revista Ciranda, 5(3), 304–308. https://doi.org/10.46551/259498102021046

Issue

Section

Educação Racial e Étnico-racial

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