A IMPORTÂNCIA DA INTERPRETAÇÃO TEXTUAL NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Authors

  • Adelaine Pauline Gomes da Silva
  • Ciro Carlos Antunes
  • Florice José Pires Marques
  • José Antônio Inácio

Abstract

O presente artigo pretende demonstrar a importância da interpretação textual nas aulas de língua portuguesa, uma vez que, esse elemento textual é importante para a compreensão do texto, como consequência melhora na escrita e desenvolvimento do hábito de leitura. O método é de cunho bibliográfico e a pesquisa traz em seu corpus autores que sugerem e apresentam diferentes visões sobre a interpretação, que se corrobora fazer parte do que o aluno precisa apreender em complemento a grade curricular de cada ano de escolaridade. Reconhecendo e abordando as questões que envolvem a interpretação textual, consideramos importante o empenho e participação do aluno nas aulas teórico-práticas. Sobre esse cerne, atribui-se ao professor o caráter e responsabilidade por impor as mediações eficazes nas aulas e aprendizados nesse sentido, desenvolver o cognitivo dos alunos. O professor mediador deve utilizar todos os recursos didático-pedagógicos para ampliar e incentivar o hábito de leitura, desse modo, ele auxiliará o leitor discente ainda imaturo nessa interpretação abrangente, no que se refere ao texto. Sendo assim, é preciso que o professor motive, inove e faça uso da leitura oral frequentemente, para que o aluno assimile as sequencias leitora mesmo dentro de uma complexidade textual.

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Published

2020-01-20

How to Cite

Pauline Gomes da Silva, A., Carlos Antunes, C., José Pires Marques, F., & Antônio Inácio, J. (2020). A IMPORTÂNCIA DA INTERPRETAÇÃO TEXTUAL NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. Revista Ciranda, 1(1), 17–29. Retrieved from https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/ciranda/article/view/470

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