REFLECTIONS ON THE SCHOOLING OF A CHILD WITH DOWN SYNDROME: CURRICULUM AND LITERACY
DOI:
10.46551/259498102022005Keywords:
Literacy. Intellectual Disability. School inclusion.Abstract
The objective of the research was to analyze the adaptations made by the teacher of the regular
classroom made in the appropriation of the Alphabetical Writing System of a child with intellectual
disabilities, as well as to understand the participation of the family and the school support in the
school inclusion process. The empirical field was a public school located in the City of Recife; we
stayed in the field for six months. For the collection, analysis and discussion of the data, the following
methodological procedures were used: observation; semi structured interview. As participants, we hada child with intellectual disabilities, enrolled in the first year of elementary school; the regular
classroom teacher; the School Development Support Agent; and the child's mother. We realize that
curricular adjustments are not always made to the activities developed by the child and that sometimes
school support assumes the role of teacher of the student with disabilities.
Downloads
References
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro.
São Paulo: Edições 70, 2016
BERSCH, Rita; SARTORETTO, Maria Lúcia. Formação de professores para a promoção e
vivência da comunicação alternativa no contexto escolar. Trilhando juntos a comunicação
alternativa. In. Trilhando juntos a Comunicação Alternativa/ Débora Deliberato, Débora
Regina de Paula Nunes, Maria de Jesus Gonçalves, organizadoras- Marília: ABPEE, 2017.
BOCK, G.L.K.; GESSER, M.; NUERNBERG, A.H. Desenho Universal para a
Aprendizagem: A Produção Científica no Período De 2011 a 2016. Rev. Bras. Ed. Esp.,
Marília, v.24, n.1, p.143-160, Jan.-Mar.
BRASIL. Ministério da Educação. SECADI. Documento orientador: Programa implantação
de salas de recursos multifuncionais. 2007. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11037-docorientador-multifuncionais-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 28 de maio de 2018.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394/1996.
BRASIL. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com
Deficiência). Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015.
CARVALHO, M. F. O aluno com deficiência intelectual na escola: ensino, aprendizagem e
desenvolvimento humano. In S. M. F. MELITTI; M. C. M. KASSAR (Orgs). Escolarização
de alunos com deficiências. Desafios e possibilidades. Campinas-SP: Mercado de Letras,
CARVALHO, Erenice Natália Soares de; MACIEL, Diva Maria Moraes de Albuquerque.
Nova concepção de deficiência mental segundo a American Association on Mental
Retardation - AAMR: sistema 2002. Temas em Psicologia da SBP- 2003, Vol. 11, no 2, 147-
CASTRO, Janaina Luiza Moreira. O desenvolvimento da escrita de estudantes com
deficiência intelectual: uma análise sobre o uso de recursos de comunicação aumentativa
e/ou alternativa no atendimento educacional especializado. UFC, 2019. (Dissertação de
Mestrado).
DUDAS, Tatiana Lanzarotto. A Comunicação Alternativa como potencializadora da inclusão
escolar? In. Comunicar para Incluir. Org. PASSERINO, Liliana Maria. Porto Alegre:
CRBF, 2013.
FERREIRO, Emília. A representação da linguagem e o processo de alfabetização. In.
Reflexões sobre alfabetização. – 26 ed.- São Paulo: Cortez, 2011.
FREIRE, Rosália Carmem de Lima; HAZIN , Izabel; DIAS. Natália Martins. Adaptação do
Programa de Intervenção em Autorregulação e Funções Executivas (PIAFEx) para
crianças escolares (7 a 12 anos) com Síndrome de Down. UFRN, 2018. (Tese de
Doutorado).
GÓES, M. C. R. As relações entre desenvolvimento humano, deficiência e educação:
contribuições da abordagem histórico-cultural. In: M. K. OLIVEIRA; T. C. REGO; D. T. R.
SOUZA (Orgs.). Psicologia, Educação e as temáticas da vida contemporânea. São Paulo:
Editora Moderna, 2002.
GOMES, Adriana Leite Lima Verde. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão
Escolar: o atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual.
Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial; [Fortaleza]: Universidade
Federal do Ceará, 2010 v. 2 (Coleção A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão
Escolar).
GUEBERT, Mirian Célia Castellain. Alfabetização de alunos com deficiência intelectual:
um estudo sobre estratégias de ensino utilizadas no ensino regular. Tese (Doutorado em
Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2013.
KASSAR, M. C. M. Uma breve história da educação das pessoas com deficiências no Brasil.
In. KASSAR, M. C. M. Escolarização de alunos com deficiências: Desafios e
possibilidades. MELETTI, S. M. F; KASSAR, M. C. M (Orgs.). Campinas, SP: Mercado de
Letras, 2013.
MORAIS, Artur Gomes de. Sistema de Escrita Alfabética. São Paulo: Melhoramentos,
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Alfabetização no Brasil: conjecturas sobre as relações
entre políticas públicas e seus sujeitos privados. Revista Brasileira de Educação v. 15 n. 44
maio/ago. 2010.
PADILHA, A. M. L. Desenvolvimento psíquico e elaboração conceitual por alunos com
deficiência intelectual na educação escolar. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 23,
n. 1, p. 9-20, 2017.
PASSERINO, L. M.; BEZ, M. R. Mediação e Tecnologia. In: L. M. PASSERINO; M. R. BEZ
(orgs.). Comunicação Alternativa: mediação para uma inclusão social a partir do Scala.
Passo Fundo: Ed. Universidade Passo Fundo, 2015.
PIMENTEL, Susana Couto. A presença de crianças Síndrome de Down na escola. In.
Conviver com a Síndrome de Down em escola inclusiva: mediação pedagógica e formação
de conceitos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
PLETSCH, M. D. A escolarização do aluno com deficiência intelectual... apesar do
diagnóstico. In: S. M. F. MELETTI; M. C. M. KASSAR (Orgs.). Escolarização de alunos
com deficiências: desafios e possibilidades. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2013.
SANTOS, D. C. O. Potenciais dificuldades e facilidades na educação de alunos com
deficiência intelectual. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 38, n. 04, p. 935-948, out./dez. 2012.
SILVA. Ariana Santana. Alfabetização e inclusão: o trabalho com a consciência fonológica e
o desenvolvimento da escrita em um aluno com deficiência intelectual. Dissertação (Mestrado
em Educação). Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2018.
TETZCHNER, Stephen Von; MARTINSEN, Harold. Introdução à comunicação
aumentativa e Alternativa. Porto: Porto Editora, 2000.
ZERBATO, Ana Paula; MENDES, Enicéia Gonçalves. Desenho universal para a
aprendizagem como estratégia de inclusão escolar. Educação Unisinos, pp. 147-155,
abril-junho 2018.