THE PRESENCE OF ANTHOLOGIES IN THE HIGH SCHOOL BOOK COLLECTION DISTRIBUTED BY THE PNBE (NATIONAL PROGRAM OF SCHOOL LIBRARY)

Authors

  • Caroline de Morais IFRS
  • Flávia Brocchetto Ramos UCS

DOI:

10.46551/259498102022006

Keywords:

Anthologies. High School. PNBE. Education policy.

Abstract

The main objective of this article is to analyze the presence of anthological works selected by the
PNBE in the book collection intended for Brazilian public High Schools. The program is a public
policy aimed at literary education that is concerned with reading training and with access to cultural
assets. For this research, by using analytical methodology, the object of study is defined as Archive 3,
from the PNBE 2013 edition, the last of the program that meets the demands of Brazilian public High
Schools. In the examined material, the anthologies selected by public notice are separated, considering
a total of 60 literary works belonging to the book collection distributed to school libraries. Considering
this, the study concludes that the anthologies are recognized, and obtain significant space in the
referred book collection, giving prestige to authors of Brazilian Literature by bringing together already
published texts before the organization of the anthological work.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Caroline de Morais, IFRS

Doutora em Letras. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio
Grande do Sul (IFRS)

Flávia Brocchetto Ramos, UCS

Doutora em Letras. Professora da Universidade de Caxias do Sul e dos programas de
Pós-Graduação em Educação e Letras da (UCS).

References

BERENBLUM, A.; PAIVA, J. Por uma política de formação de leitores. Brasília:

Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

BERENBLUM, A.; PAIVA, J. Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE): leitura e

biblioteca nas escolas públicas brasileiras. Brasília: Ministério da Educação, 2008. Disponível

em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Avalmat/livro_mec_final_baixa.pdf. Acesso

em: 15 mar. 2017.

BRASIL. Decreto nº 9.099, de 18 de julho de 2017. Dispõe sobre o Programa Nacional do

Livro e do Material Didático. 2017. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/D9099.htm. Acesso em: 15

nov. 2019.

BRASIL. Edital de convocação 08/2011 – CGPLI. Edital de convocação para inscrição e

seleção de obras de literatura para o Programa Nacional Biblioteca da Escola - PNBE 2013.

Brasília, 29 de dezembro de 2011. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9665-pnbe2013-edital&Itemid=30192. Acesso em: 15 abr. 2016.

BRASIL. Portaria SEB nº 27, de 25 de outubro de 2012. Divulga o resultado da avaliação

pedagógica das obras inscritas para o Programa Nacional Biblioteca da Escola/PNBE, 2012.

Disponível em:

https://www.jusbrasil.com.br/diarios/41839141/dou-secao-1-29-10-2012-pg-17. Acesso em:

set. 2016.

BRASIL. Programa Nacional Biblioteca da Escola - PNBE. Fundo Nacional de

Desenvolvimento da Educação. Ministério da Educação, 2019. Disponível em:

https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/programas-do-livro/biblioteca-na-escola/histori

co. Acesso em: 10 ago. 2019.

BRASIL. Programa Nacional Biblioteca da Escola - PNBE. Ministério da Educação, 2016.

Disponível em: http://portal.mec.gov.br/programa-nacional-biblioteca-da-escola/apresentacao.

Acesso em: 30 mar. 2016.

CIRINO, D. B. L. Programa Nacional Biblioteca da Escola - PNBE: apropriação dos

acervos para a formação de leitores no município de Ipameri-Goiás. 2015. 187 f. Dissertação

(Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão. Programa de

Pós-Graduação em Educação, Catalão, 2015.

COSSON, R.; PAIVA, A. O PNBE, a literatura e o endereçamento escolar. Remate De

Males, 34(2), Universidade Estadual de Campinas, p. 477-499, 2014. Disponível em:

https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8635860. Acesso em: 13

nov. 2019.

FERNANDES, C. R. D. A seleção de obras literárias para o Programa Nacional Biblioteca da

Escola - PNBE 2006-2014. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. Brasília,

UnB, n. 51, p. 221-244, 2017.

FRAISSE, E. Les anthologies en France. Paris: PUF, 1997.

KÖCHE, J. C. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à

pesquisa. 27. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

MOREIRA, A. Governo federal está desde 2014 sem comprar livros de literatura para

escolas públicas. Educação. Portal G1. Portal CBL. 29/09/2017. Disponível em:

https://g1.globo.com/educacao/noticia/governo-federal-seguira-sem-entregar-novos-livros-deliteratura-para-bibliotecas-escolares-em-2018.ghtml e

http://cbl.org.br/imprensa/noticias/governo-federal-esta-desde-2014-sem-comprar-livros-de-lit

eratura-para-escolas-publicas. Acesso em: 15 nov. 2019.

PAIVA, J.; BERENBLUM, A. Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) - uma

avaliação diagnóstica. Pro-Posições. Campinas, Unicamp, v. 20, n 1, p. 173-188, 2009.

RAMOS, F. B. Literatura na escola: da concepção à mediação do PNBE. Caxias do Sul/RS:

Educs, 2013.

SERRANI, S. Antologia: escrita compilada, discurso e capital simbólico. Alea: Estudos

Neolatinos [online]. Rio de Janeiro, UFRJ, v. 10, n 2, p. 270-287, 2008. Disponível em:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-106X2008000200008. Acesso

em: 18 dez. 2018.

SOARES, M.; PAIVA, A. Introdução. In: BRASIL. PNBE na escola: literatura fora da caixa.

Brasília: MEC/SEB, 2014. p. 11-18.

SOARES, U. F. Políticas públicas de incentivo à leitura: o Programa Nacional Biblioteca da

Escola (PNBE) no câmpus Paraíso do Tocantins do Instituto Federal do Tocantins. 2018.

f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas) – Universidade

Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas, Palmas,

Published

2022-08-26

How to Cite

de Morais, C., & Brocchetto Ramos, F. . (2022). THE PRESENCE OF ANTHOLOGIES IN THE HIGH SCHOOL BOOK COLLECTION DISTRIBUTED BY THE PNBE (NATIONAL PROGRAM OF SCHOOL LIBRARY). Revista Ciranda, 6(01), 84–102. https://doi.org/10.46551/259498102022006

Most read articles by the same author(s)