PABLO NERUDA E PABLO PICASSO: ESPAÑA EN EL CORAZÓN E GUERNICA COMO REPRESENTAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS HUMANAS
DOI:
10.46551/259498102022013Keywords:
España en el Corazón, Guernica, Guerra Civil Espanhola, Poesia, Pintura.Abstract
Quais são os limites entre as artes na representação das relações humanas? Tal
indagação constitui elemento motivador para a escrita deste texto. Busca-se, a partir da crítica
especializada e da obra Guernica, de Pablo Picasso e España en el Corazón, de Pablo Neruda,
refletir sobre a relação entre literatura e pintura, a fim de entender os seus limites e
possibilidades. Vale salientar que essa discussão é fruto de uma pesquisa de doutoramento e
que a metodologia que orienta a escrita do texto é a pesquisa bibliográfica a partir da qual foi
possível entender questões importantes relacionadas ao questionamento inicial. A
contribuição de Guimarães (2018), Gonçalves (1997) e Ribeiro (1993) foram essenciais nesse
processo de pesquisa e, consequentemente, descoberta. Por fim, torna-se importante ressaltar
que todas as artes detêm o poder de representar as experiências humanas, contudo, a partir de
distintos suportes e das possibilidades que lhe são inerentes.
Downloads
References
FERNANDES, Clarice Cerqueira. Darandina Revisteletrônica - http://www.ufjf.br/darandina/.
Anais do Simpósio Internacional Literatura, Crítica, Cultura V: Literatura e Política,
realizado entre 24 e 26 de maio de 2011 pelo PPG Letras: Estudos Literários, na Faculdade de
Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora.
GONÇALVES, A. J. Relações homológicas entre literatura e artes plásticas: algumas
considerações. Literatura e Sociedade, 2(2), 56-68.
https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i2p56-68, 1997.
GUIMARÃES, Geovanna Marcela da Silva. Sobre Pintura e Poesia. Revista Letras Escreve
Macapá, v. 8, n. 1, 1º sem., 2018. Disponível em https://periodicos.unifap.br/index.php/letras.
Acesso em 08 de julho de 2021.
NAZÁRIO, Luiz. Os imaginários da Guerra Civil Espanhola. Revista Aletria, n 2, vol 19, 2009.
Disponível em https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/18267. Acesso em 06 de julho
de 2021.
NERUDA, Pablo. España en el corazón. Himno a las Glórias del Pueblo en la Guerra. 1937.
Disponível em https://www.biblioteca.org.ar/libros/142404.pdf. Acesso em 26 de junho de
OLIVEIRA, Solange Ribeiro de. Literatura e Artes Plásticas. O Kunstlerroman na Ficção
Contemporânea. Ouro Preto: UFOP, 1993.
RAYMOND, Marcel. De Baudelaire ao Surrealismo. Trad. Fúlvia M. L. Moretto, Guaciara
Marcondes Machado. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1997.
REBELLO, Ivana Ferrante; RODRIGUES, Valéria Daiane Soares. Colagens Poéticas:
Guerra e fragmentação em Pablo Picasso e Carlos Drumonnd de Andrade. Ipotesi, Juiz de
Fora, v.18, n.2, p. 77-89, jul./dez. 2014.
ROBERTSON, Enrique. Picasso y Neruda. Hechos y conjeturas en torno a una amistad.
Atenea (Concepc.) n.489 Concepción 2004. Disponível em
https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?pid. Acesso em 10 de julho de 2021.
ROSSETTO, Tânia Regina; MORI, Nerli Nonato Ribeiro. GUERNICA: Ancoragens e
objetivações. Revista Teias. Vol 17, N 45, 2016. Disponível em
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/24604/17584. Acesso
em 06 de julho de 2021.
SIQUEIRA, Ismael Pereira de; FONSECA, Rodrigo Otávio; OLIVEIRA, Sandra Maria da
Silva Sales. A obra poética de Pablo Neruda: um estudo psicanalítico. Psico-USF, v. 7, n. 2,
p. 201-209, Jul./Dez. 2002.