O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores/as

  • Ivanise Melo de Souza
  • Verônica Pereira da Silva
  • Ramony Maria Silva Reis Oliveira

DOI:

10.46551/259498102020012

Palabras clave:

Estágio Supervisionado, Pedagogia e Formação de professores

Resumen

O Estágio Curricular Supervisionado desempenha um papel fundamental nos cursos de formação de  professores possibilitando o acesso aos conhecimentos específicos ou da área de referência, conhecimentos pedagógicos apoiados em componentes curriculares, conhecimentos que são objetos de ensino e conhecimentos da prática profissional. Nesta perspectiva, este estudo teve como objetivo analisar a importância do Estágio Supervisionado na percepção dos acadêmicos do Curso de licenciatura em Pedagogia na Unimontes.  Está estudo  apresenta uma abordagem qualitativa, sendo utilizado o questionário como instrumento de coleta de dados. Por meio dos resultados apresentados na pesquisa pôde se constatar que o Estágio Supervisionado constitui se um componente curricular obrigatório nos cursos de licenciaturas e desempenha um papel fundamental no processo de formação de professores. O Estágio Supervisionado possibilita a articulação entre a universidade e a sociedade, proporcionando uma integração à realidade escolar e o exercício da futura profissão, bem como e ampliação de conhecimentos e habilidades construídos na universidade e na escola-campo. Neste sentido, o estágio envolve uma atitude de reflexão sobre a teoria e a prática e suas contribuições na formação docente e construção da identidade profissional do licenciado.

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Citas

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Publicado

2020-03-25 — Actualizado el 2020-09-10

Versiones

Cómo citar

Melo de Souza, I., Pereira da Silva, V., & Maria Silva Reis Oliveira, R. (2020). O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA. Revista Ciranda, 4(1), 156–165. https://doi.org/10.46551/259498102020012 (Original work published 25 de marzo de 2020)

Número

Sección

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