ESCOLA OCUPADA. ESCOLA AUTOGESTIONADA: UMA ANÁLISE DO OCUPA GM SOB A ÓTICA DA HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE

Autores/as

  • Artur Portilho Moreira

Palabras clave:

PEC 241, Ocupação, Escola, Estudantes

Resumen

Este artigo tem como objetivo apresentar as perspectivas do movimento
ocupacional em escolas na cidade de Patos de Minas, em especial na
Escola Estadual Dona Guiomar de Melo, onde as reivindicações seguiam
o fluxo de movimentos nacionais em 2016. Além disso, o artigo tem
como intenção publicizar as questões referentes à autogestão
pedagógica, o relacionamento aluno/professor durante a ocupação, como
isso se desenvolveu durante as aulas e os acontecimentos após a
ocupação. Ou seja, apontamos como ocorreram as aulas, de que modo os
alunos as viram (horizontalmente), como eles conseguiram tomar
decisões no dia a dia da escola ocupada. Também é importante ressaltar
que trabalhamos com fontes majoritariamente orais, bem como com
artigos relacionados à ocupação, autogestão e aprendizagem horizontal,
seguindo, assim, uma linha de raciocínio para estudar a ocupação como
um todo.

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Publicado

2020-01-10

Cómo citar

Portilho Moreira, A. (2020). ESCOLA OCUPADA. ESCOLA AUTOGESTIONADA: UMA ANÁLISE DO OCUPA GM SOB A ÓTICA DA HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE. Revista Ciranda, 3(1), 1–26. Recuperado a partir de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/ciranda/article/view/273

Número

Sección

Artigos