Esta es un versión antigua publicada el 2020-09-10. Consulte la versión más reciente.

ENSINO RELIGIOSO E FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO DA UNIMONTES

Autores/as

  • Rosana Cássia Rodrigues Andrade Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Palabras clave:

Ciência da Religião. Ensino Religioso. Formação de Professores

Resumen

A temática proposta neste estudo representa um tema que ainda não foi
suficientemente estudado pela Ciência da Educação. Faltam cursos de licenciatura
correspondentes, e isso mostra o caráter desafiador e urgente de uma reflexão sobre a
formação dos professores de Ensino Religioso. Este estudo objetiva analisar os
paradigmas de formação docente que permeia o curso de Ciências da Religião da
Unimontes, para compreender as concepções que fundamentaram as propostas
pedagógicas, no período de 2001 a 2012. Trata-se de uma pesquisa qualitativa,
realizada por meio de estudo exploratório, de cunho documental, de forma a
descrever o histórico do Curso de Ciências da Religião na Unimontes pela análise
dos Projetos Políticos Pedagógicos produzidos no período de 2001 a 2012, e atas
oficiais, que constituem parte integrante das práticas educacionais instrumentalizadas
por pesquisas bibliográficas e de campo. A pesquisa de campo utilizou-se de uma
entrevista semiestruturada, da qual participaram 21 professores e 4 coordenadores
que trabalham ou já trabalharam no curso durante esse período. A análise dos dados
qualitativos foi realizada através da técnica de análise de conteúdo, fundamentado
em Bardin (2004). Os dados revelaram a importância do Curso de Ciências da
Religião na tentativa de romper paradigmas solidificados e propor novos locais e
formas de se pensar e estudar religião. Constatou-se, também, que os PPPs da forma
como estão organizados enfatizam o aprofundamento do saber específico da área,
ficando a formação do licenciando sob a responsabilidade de poucas disciplinas
pedagógicas. Entretanto, percebe-se uma tentativa de investir na licenciatura para
responder ao desafio de habilitar o profissional do Ensino Religioso, tendo a Ciência
da Religião como área de referência; portanto, a formação desses professores ainda é
desafio para instituições formadoras. O estudo poderá dar sua contribuição social ao
apontar caminhos para uma formação inicial de professores de ER, principalmente
no âmbito da Unimontes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rosana Cássia Rodrigues Andrade, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Doutora em Ciências da Religião - PUC/SP - Professora da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes - Curso Pedagogia.

Citas

.

Publicado

2020-09-10

Versiones

Cómo citar

Andrade, R. C. R. . (2020). ENSINO RELIGIOSO E FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO DA UNIMONTES. Revista Ciranda, 4(2), 134. Recuperado a partir de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/ciranda/article/view/3247

Número

Sección

Resumo Simples