O PROJETO VEREDAS NO MUNICÍPIO DE PIRAPORA: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO A DISTÂNCIA DE PROFESSORES
Palabras clave:
: Educação superior; educação a distância; política educacional; formação de professores; educação continuada.Resumen
O presente estudo abordou a formação de professores, com foco nas políticas
implementadas nos últimos anos na educação brasileira e, em especial, em Minas
Gerais. Ao longo dos anos de 1990 vários programas e projetos foram
implementados, dentro do campo da formação continuada dos profissionais da área
da educação, recorrendo-se, nesses casos, à formação em serviço e a distância. Em
março de 2002, iniciou-se um novo programa de formação profissional, valendo-se
da modalidade de educação à distância e em serviço, como formação inicial de nível
superior, para professores efetivos da rede estadual do Estado de Minas Gerais, com
término em setembro de 2005, denominado “Projeto Veredas – Formação Superior
de Professores - Curso à distância”. Esta pesquisa foi realizada nas Agências de
Formação – AFOR do “Projeto Veredas” (conforme nomenclatura adotada no
Projeto), na cidade de Pirapora sob a responsabilidade de formação da Universidade
Estadual de Montes Claros – Unimontes. A pesquisa orientou-se por uma abordagem
qualitativa utilizando-se, como fonte de informações, os impressos da Secretaria de
Estado da Educação do Estado de Minas Gerais – SEE/MG, os manuais impressos
que servem como “Guia” para o formação dos professores-cursistas e as leis,
portarias, decretos e documentos oficiais que regulamentam os cursos de formação a
distância de professores e em obras que discutem o processo de formação no
contexto de transformações sociais e políticas que têm marcado a reestruturação do
Estado Brasileiro, na qual se propõe a transferência de responsabilidades aos
municípios e às comunidades, num quadro de autonomia administrativa-financeira
de suas entidades, e também, a autonomia pedagógica da escola pública. Observouse que o projeto atingiu os seus objetivos no quesito formação em larga escala, em
termos de abrangência do número de formados, porém, apresentou baixo
desempenho em relação à qualidade de formação, dadas as precariedades de muitos
acadêmicos-bolsistas e da falta de estrutura de muitas das localidades e escolas em
que atuavam. Destacamos, por exemplo, a falta acesso à linha telefônica e/ou
internet por grande parte dos alunos cursistas que residiam na zona rural do
município de Buritizeiro-MG e que eram acadêmicos do Pólo estudado. Outro fator
destacado foi a procura pela formação superior para melhoria da remuneração, como
relatado por muitos dos entrevistados. Concluímos, ao final da pesquisa, que as
propostas para formação de professores em serviço devem considerar, dentre outros
aspectos, a melhoria da qualidade do ensino na educação básica e a implementação
de novas propostas pedagógicas.
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