UMA ANÁLISE DA GEOGRAFIA DA SAÚDE NA GEOGRAFIA ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE PIRAPORA-MG
Palabras clave:
Geografia da Saúde, Geografia Escolar, Ensino MédioResumen
A Geografia da Saúde possui uma grande importância na sociedade,
sendo uma área que permite identificar lugares e situações de risco, além
do planejamento territorial de ações de saúde e o desenvolvimento das
atividades de prevenção e promoção de saúde, sendo normatizada pelos
Parâmetros Nacionais Curriculares como tema transversal em 1997.
Porém, assinala-se a hipótese que essa temática é pouco explorada na
Geografia Escolar pelos docentes e livros didáticos. Desse modo, a
proposta é de destacar a abordagem da Geografia da Saúde no Ensino
Médio analisando o seu aprimoramento e desenvolvimento em sala de
aula. Nesse contexto, a presente pesquisa objetiva analisar como os
docentes do Ensino Médio das escolas estaduais da cidade de PiraporaMG, abordam a Geografia da Saúde nas salas de aulas, bem como nas
Diretrizes Curriculares e nos livros didáticos. Sendo realizada em três
etapas, nas quais a primeira foi feita revisão bibliográfica acerca da
historicidade da Geografia da Saúde, logo após foi feita a análise dos
livros didáticos, no qual pode-se constatar que há pouca abordagem
acerca do tema, além do questionário estruturado para os docentes em
relação ao seus conhecimentos sobre Geografia da Saúde, na qual, à
partir das respostas, constatou que não são todos os docentes que
conhecem o tema da Geografia da Saúde, e nem todas as escolas que
possuem projetos voltados para essa área. Sendo assim, faz-se necessário
disseminar a abordagem da Geografia da Saúde para o alunado, a fim de
construírem um pensamento crítico e entenderem a realidade em que
vive, no que diz respeito a assistência da saúde e a espacialidade
geográfica das doenças epidêmicas que estão ligadas diretamente ao
ambiente físico