ENSINO E FENOMENOLOGIA: AGUÇANDO O OLHAR GEOGRÁFICO PARA A (RE)LEITURA E DA REINTERPRETAÇÃO DA DIMENSÃO DIDÁTICOPEDAGÓGICA
DOI:
10.46551/259498102021001Palabras clave:
Metodologia de Ensino. Fenomenologia. Docência. Ensino Superior. Estágio DocenteResumen
A proposição deste artigo é refletir acerca da dimensão humanísticocultural nas relações intersubjetivas impressas pelos valores,
sentimentos, ações, experiências e percepções observadas numa
intervenção na dinâmica de classe do Estágio Docente Supervisionado
(no Ensino Superior). Nesse contexto, o Método Fenomenológico
demonstrou ser uma nova forma de compreensão dos processos sociais e
educacionais, a partir das múltiplas relações aí estabelecidas entre os
diferentes atores, e que se manifestaram em percepções, sentimentos,
expressões, signos, emoções, muitas vezes desconsideradas e
despercebidas pelo saber geográfico.
Descargas
Citas
AGUIAR, Valéria Trevizani Burla. Cognição e Representação Geográfica do Espaço.
Sociedade & Natureza, Uberlândia, 11 (21 e 22): p.57-65, jan/dez, 1999.
AUGÉ, Marc. Não lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas:
Papirus, 1994.
BUENO, Enilda Rodrigues de Almeida. Fenomenologia: a volta as coisas mesmas. In:
PEIXOTO, Adão José (Org.) Interações entre fenomenologia e educação. Campinas: Alínea,
p. 9-42, 2003.
BUTTIMER, Anne. Apreendendo o dinamismo do mundo vivido. In: CHRISTOFOLETTI,
Antônio (Org.). Perspectivas da Geografia. 2ª Edição. São Pauo: DIFEL, 1985. p. 165-193.
COLLOT, Michel. Pontos de vista sobre a percepção das paisagens. Boletim de Geografia
Teorética, 20 (39), p.21-32, 1990.
HEIDEGGER, Martin. Todos nós... ninguém: um enfoque fenomenológico do social. São
Paulo: Moraes, 1981.
KOZEL, S. Nogueira, A. R. B. Geografia das representações e sua aplicação pedagógica:
contribuições de uma experiência vivida. Revista do Departamento de Geografia, são
Paulo, n. 13, p. 239-257, 1999.
LEWGOY, Alzira Mª. B;SCAVONI, Maria Lucia. Supervisão em Serviço Social: a formação
do olhar ampliado. In: Revista Texto & Contextos. EDIPUCRS. Porto Alegre: 2002.
LOWENTHAL, David. Geografia, experiência e imaginação: em direção a uma
epistemologia geográfica. In: CHRISTOFOLETTI, Antônio (Org.). Perspectivas da
Geografia. 2ª Edição. São Pauo: DIFEL, 1985. p. 103-141.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Conversas – 1948. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes,
MERLEAU-PONTY, Mauri
REIS, Breno Maciel Souza. Pensando o Espaço, o lugar e o não lugar em Certeau e Augé:
perspectivas de análise a partir da interação simbólica de Fourquare. Contemporânea. N.21.
Ano 2. Vol.2. 2013. P.136-148.