AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL A EDUCAÇÃO DO CAMPO MEDIANTE O PROGRAMA ESCOLA NEUROPSIEDUCAÇÃO (PENEUROPSIE)
DOI:
10.46551/25949810202021002Palabras clave:
Psicologia da educação. Psicologia Histórico-Cultural. Materialismo histórico. Educação do campo. Formação de professores.Resumen
Há carência de estudos no contexto brasileiro que dialoguem acerca da
Educação do Campo e a Psicologia Rural, por isso esta pesquisa aborda
as contribuições da Psicologia da Educação para a formação de
professores, a partir da Psicologia Histórico-Cultural articulada à
Educação do Campo. O objetivo geral é investigar as contribuições da
Psicologia da Educação à Educação do Campo, mediante a apresentação
do Programa Escola Neuropsieducação (PENeuroPsiE). A metodologia
de pesquisa utilizada agregou a revisão bibliográfica e a exploração dos
dados, com a participação de 05 professores (as) que atuam ou atuaram
na Educação do Campo. Os instrumentos utilizados para coleta de dados
foram: vídeo, o PENeuroPsiE e um questionário no Google Forms. Foi
evidenciado a importância da inserção da Psicologia da Educação no
curso de formação de professores para atuar na Educação do Campo de
maneira interdisciplinar, reflexiva e articulada ao contexto, ou seja,
numa práxis pedagógica considerando uma reflexão acerca da realidade
dos estudantes e das escolas em contextos rurais. O material pedagógico
do PENeuroPsiE foi considerado relevante, inovador e motivador para o
desenvolvimento das funções psicológicas superiores e apropriação dos
conhecimentos abordados. Contudo, há necessidade de adaptar os
recursos do PENeuroPsiE à realidade vivenciada pelos estudantes em
assentamentos de reforma agrária e a Pedagogia da Alternância. As
percepções dos professores sobre os materiais do PENeuroPsiE são
importantes para ajustes e sua validação ecológica. Os dados obtidos
colaboram com avanço, debates e reflexões sobre as contribuições da
Psicologia Histórico-Cultural e Psicologia Rural à Educação do Campo.
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