EDUCAÇÃO DO CAMPO E TURISMO RURAL COMO RESISTÊNCIAS À EXPANSÃO DESENFREADA DO AGRONEGÓCIO: CURSOS PROPOSTOS E VIABILIZADOS DE DESENVOLVIMENTO AGROECOLÓGICO ENQUANTRO ESTRATÉGIAS DE GESTÃO SOCIOAMBIENTAL
DOI:
10.46551/259498102021005Palabras clave:
: Agroecologia, Ecologia Campesina, Educação do Campo, Gestão Ambiental, Turismo Rural.Resumen
Em tempos latentes de etnocentrismo e de múltiplas mazelas urbanoindustriais, o desenvolvimento camponês e a paisagem cultural rural se veem
ameaçados e destituídos de suas múltiplas essências e legitimidades.
Movimentos sociais de diferentes partes do país a partir de uma historicidade
de resistência e reanálise da realidade agrícola brasileira apresentam a cultura
camponesa observada particularmente com seus contextos, signos, significados
e significantes. Nesta multiplicidade de ação, a ecologia campesina e a gestão
ambiental se protagonizam como frentes de resistência à expansão desenfreada
do agronegócio capitalista, neoliberal e insustentável. Neste sentido, o presente
trabalho, a partir de ampla revisão bibliográfica destaca as propostas atuais
e/ou pretéritas de viabilização de cursos interdisciplinares, técnicoprofissionalizantes e/ou graduação-especialização nas áreas de Agroecologia,
Educação do Campo e Turismo Rural enquanto frentes estratégicas de
resistência, ressignificação e consecutivo desenvolvimento sustentável dos
estudantes camponeses
Descargas
Citas
ALTIERI, Miguel. Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. 4ª.ed. – Porto
Alegre: Editora da UFRGS, 2004. Disponível em
<https://s3.wreducacional.com.br/13/2088/4708.pdf> Acesso em 20. Mai. 2020
ANDRADE, Vagner Luciano de. Opinião: Era pós-contemporânea ou tecnológica? In: Boletim
UFMG. Nº 1885 - Ano 41, Publicado em 17.11.2014. Disponível em
https://www.ufmg.br/boletim/bol1885/2.shtml> Acesso em 20. Mai. 2020
BALLA, João Vitor Quintas; MASSUKADO, Luciana Miyoko; PIMENTEL, Vania Costa. Panorama
dos cursos de agroecologia no Brasil. In: Revista Brasileira de Agroecologia. 9(2): 3-14 (2014). .
Disponível em <https://orgprints.org/27319/1/Balla_Panorama%20dosos.pdf> Acesso em 20. Mai.
BRASIL. DECRETO Nº 7.352, DE 4 DE NOVEMBRO DE 2010: Dispõe sobre a política de
educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA.
Disponível em <http://portal.mec.gov.br/docman/marco-2012-pdf/10199-8-decreto-7352-de4-denovembro-de-2010/file> Acesso em 20. Mai. 2020
BRASIL. Oferta de cursos de Licenciatura em Educação do Campo – PROCAMPO. Disponível
em <http://portal.mec.gov.br/pet/194-secretarias-112877938/secad-educacao-continuada223369541/18784-oferta-de-cursos-de-licenciatura-e> Acesso em 20. Mai. 2020
CALDART, Roseli Salete (Org.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo:
Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. 788 p. . Disponível em
<http://www.epsjv.fiocruz.br/sites/default/fpdf> Acesso em 20. Mai. 2020
CARVALHO, Diana Mendonça de; COSTA, José Eloízio da. CADEIA PRODUTIVA E
COMERCIALIZAÇÃO AGRÍCOLA NO BRASIL. In: Revista GeoNordeste. Nº 2, Ano XXIV -
Edição Especial 2013, p. 33. Disponível em
https://seer.ufs.br/index.php/geonordeste/article/view/1509 > Acesso em 20. Mai. 2020
CHAGAS, Juarez e Silva. A Morte e suas Representações. Jundiaí: Paco Editorial, 2015. 280 p. .
Disponível em
https://books.google.com.br/books/about/A_Morte_E_Suas_Representa%C3%A7%C3%B5es.html?id
=q2pruQEACAAJ&redir_esc=y> Acesso em 20. Mai. 2020
CHAPLIN, Charles. O Caminho da Vida. In: Site Pensador. Disponível em
<https://www.pensador.com/frase/MjU2MjM/> Acesso em 20. Mai. 2020
CRUZ, Valter do Carmo. Povos e comunidades tradicionais. In: CALDART, Roseli et al. Dicionário
da educação do campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. São Paulo:
Expressão Popular, 2012.
FREITAS, C. B.; PINHO, L. A.; ANTUNES-ROCHA, M. I. Educação do Campo: da luta à
conquista de direitos. Belo Horizonte: FaE/CAED/UFMG, 2013. 44p.
FUNDAÇÃO HELENA ANTIPOFF. Plano de Curso Técnico em Agropecuária. Disponível em
<http://www.fha.mg.gov.br/sites/default/files> Acesso em 20. Maio. 2020
FUNDAÇÃO HELENA ANTIPOFF. Escola Técnica Sandoval Soares de Azevedo. Disponível em
<http://fha.mg.gov.br/pagina/fha/escola-tecnica> Acesso em 20. Mai. 2020
FUNDAÇÃO HELENA ANTIPOFF. Plano de Curso Técnico em Agroecologia Subsequente ao
Ensino Médio em Regime de Alternância: Turma I. Ibirité – MG. Setembro/2018. Disponível em
<http://www.fha.mg.gov.br/sites/default/files/documentos/pdf> Acesso em 20. Mai. 2020
GOMES, Thiago Oliveira. Formação superior em agroecologia e educação do campo: práticas
sociais que transbordam áreas de conhecimento (Dissertação Pós- Graduação em Agroecologia).
Universidade Federal de Viçosa Viçosa/MG. 2014.
GUIMARÃES, Alberto Passos. Quatro Séculos de Latifúndio. Rio de Janeiro, Editora. Paz e Terra,
LADWIG, Nilzo Ivo; COSTA, Rogério Santos da (org.). Vinte anos da queda do muro de Berlim :
um debate interdisciplinar. Palhoça: Ed. Unisul, 2009. 183 p. Disponível em
https://riuni.unisul.br/bitstream/handle/12345/1940/Vinte%20anos%20da%20queda%20do%20muro%
-%20Ed%20Unisul.pdf?sequence=1&isAllowed=y> Acesso em 20. Maio. 2020
LEONIDIO, Adalmir. Sentido histórico do ódio e da crueldade no Brasil. In: Fragmentos –
Diversitas, Ano 1/N. 3, jul. 2017.
MARQUESE, Rafael de Bivar. A dinâmica da escravidão no Brasil: Resistência, tráfico negreiro e
alforrias, séculos XVII a XIX. In: Novos estudos CEBRAP no.74 São Paulo Mar. 2006. Disponível
em <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002006000100007> Acesso
em 17. Mai. 2020
MEAD, Margareth. Nunca duvide. In: Site Pensador. Disponível em
https://www.pensador.com/frase/MTAyMDIxMA/ > Acesso em 20. Mai. 2020
MOURA, Antônio de Paiva. Médio Paraopeba e seu saber viver. Bonfim: Prefeitura Municipal,
NASCIMENTO, Claudemiro Godoy do. Educação do campo e a teoria critica em Gramsci. .
Disponível em
<http://universidadetuiuti.utp.br/Cadernos_de_Pesquisa/pdfs/cad_pesq8/6_educacao_campo_cp8.pdf>
Acesso em 20. Mai. 2020
PEREZ, Frederico; ROZEMBERG, Brani (1999). Capítulo 15 - É VENENO OU É REMÉDIO? Os
desafios da comunicação rural sobre agrotóxicos. Disponível em
https://portal.fiocruz.br/sites/portal.fiocruz.br/files/dpdf > Acesso em 20. Mai. 2020
PORTAL EAD. Carreiras: Curso de Ciências Agrárias em EAD. Disponível em
<https://www.ead.com.br/carreiras/curso-de-ciencias-agrarias> Acesso em 20. Mai. 2020
RIBEIRO, Eduardo Magalhães. et al. Agricultura familiar e programas de desenvolvimento rural
no Alto Jequitinhonha. In: Revista de Economia e Sociologia Rural. vol.45 no.4 Brasília Out./Dec.
Disponível em < https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid> Acesso em 20. Mai.
RIBEIRO, Eduardo Magalhães; GALIZONI, Flávia Maria. Sistemas agrários, recursos naturais e
migrações no Alto Jequitinhonha, Minas Gerais. In: TORRES, H.; COSTA, H. (Orgs.). População
e meio ambiente: debates e desafios. São Paulo: Senac-SP, 2000.
SACCOMANI, Raquel; MARCHI, Luís Fernando Bartolomeu; SANCHES, Rosely Alvim.
PRIMAVERA SILENCIOSA: uma resenha. In: Revista On Line Saúde em Foco UNIFIA. Edição
nº 010, Ano 2018 Página 739. Disponível em < http://portal.unisepe.com.br/unifia/saude-emfoco/ano-2018/ > Acesso em 20. Maio. 2020
SCORTEGAGNA, Liamara; DALMAGRO, Neide Maria. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO
FATOR INCLUSIVO NA AGRICULTURA FAMILIAR. Maio de 2009. Disponível em
http://www.abed.org.br/congresso2009/CD > Acesso em 20. Mai. 2020
TARDIN, José Maria. Cultura camponesa. In: CALDART, Roseli Salete (org.). Dicionário da
Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio,
Expressão Popular, 2012, p. 180-188. Disponível em
http://www.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/l191.pdf > Acesso em 20. Mai. 2020
UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ – UNITAU. Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia.
Disponível em <https://unitauead.com.br/cursos/graduacao/superior-de-tecnologia/agroecologia/>
Acesso em 20. Mai. 2020
UNIVERSIDADE DO CONTESTADO – UNC. BACHARELADO EM DESENVOLVIMENTO
RURAL SUSTENTÁVEL E AGROECOLOGIA - CAMPUS CONCÓRDIA. Disponível em
https://www.universia.com.br/estudos/universidade-contestado/bacharelado-desenvolvimento-ruralsustentavel> Acesso em 20. Mai. 2020.
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA – UNISUL. Curso Superior de Tecnologia
em Agronegócio. Disponível em <http://www.unisul.br/presencial/graduacao/gestao / > Acesso em
Mai. 2020
VICE-REITORIA PARA ASSUNTOS ACADÊMICOS da PUC-RIO. Biblioteca Virtual Maxwell.
Asas como herança: Núcleo de Memória comemora 80 anos da PUC-Rio com marcos físicos e
simbólicos e lança concurso de monografias. Disponível em <http://vrac.pucrio.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?> Acesso em 20. Maio. 2020.