TEORIA E PRÁTICA: CULTURA MAKER E EXPERIÊNCIA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIA

Autores/as

  • Henrique Alves Camargo
  • Carina Merkle Lingnau Universidade Tecnológica Federal do Paraná - (UTFPR-FB)

DOI:

10.46551/259498102021008

Palabras clave:

Discurso. Educação. Foucault.

Resumen

O objetivo desta pesquisa é relacionar a cultura maker como um
dispositivo foucaultiano baseado na experiência prática com a empresa
Edukamaker e com o embasamento teórico de Foucault. Como
metodologia buscamos o referencial bibliográfico, vídeos e materiais
coletados nas atividades práticas. Como resultados percebemos a cultura
maker como dispositivo que aciona o saber em sujeitos que não
percebiam em si mesmos o potencial do conhecimento e que por vezes
eram invisibilizados pela sociedade do conhecimento

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Henrique Alves Camargo

Graduando em Engenharia de Software na UTFPR. Sócio na empresa startup voltada à
educação: Edukamaker.

Carina Merkle Lingnau, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - (UTFPR-FB)

Doutora em Letras. Mestra em Educação. Graduada em Letras. Professora em cursos de
graduação da UTFPR-FB e no curso de pós-graduação, Mestrado em Educação, da Universidade
Estadual do Oeste do Paraná, campus Francisco Beltrão (UNIOESTE-FB).

Citas

BAUER, M. W; GASKEL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual

prático I tradução de Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

DOUGHERTY, D. The maker movement, 2012a. Disponível em:

<<https://www.mitpressjournals.org/doi/pdf/10.1162/INOV_a_00135>>. Acesso: 11 mar.

DOUGHERTY, D. Learning by making: American kids should be building rockets and

robots, not taking standardized tests, 2012b. Disponível em:

<<https://slate.com/technology/2012/06/maker-faire-and-science-education-american-kidsshould-be-building-rockets-and-robots-not-taking-standardized-tests.html>>. Acesso em: 30

set. 2020.

EDUKAMAKER. Somos uma startup de robótica educacional. Disponível em:

<<http://edukamaker.com.br/quem-somos/>>. Acesso em: 30 set. 2020.

EDUKAMAKER. A Edukamaker, a cultura maker solucionando problemas! Disponível

em: <<https://www.instagram.com/edukamaker/>>. Acesso em: 30 set. 2020.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Org e trad. Roberto Machado. 25ª.ed. Rio de

Janeiro: Edições Graal, 2008.

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber: Tradução Luiz Felipe Baeta Neves. 8ª.ed. Rio de

Janeiro: Forense Universitária, 2014.

Publicado

2021-03-08

Cómo citar

Camargo, H. A., & Lingnau, C. M. (2021). TEORIA E PRÁTICA: CULTURA MAKER E EXPERIÊNCIA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIA. Revista Ciranda, 5(1), 155–163. https://doi.org/10.46551/259498102021008

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a