METODOLOGIA DE PROJETOS: CAMINHOS PARA UMA PRÁTICA DOCENTE SOCIAL E EDUCACIONAL APORTADA NA PROPOSTA DE TRABALHOS COM PESQUISA
DOI:
10.46551/259498102021013Palabras clave:
Aprendizagem significativa. Metodologia de projetos. Trabalho colaborativo.Resumen
Este artigo é o resultado de uma investigação realizada com oito professoras que atuam como multiplicadoras da metodologia de projetos em escolas estaduais e municipais do estado do Paraná, a partir da problemática: como elas percebem seu papel como agentes de transformação e de mudança junto aos participantes dos programas de formação continuada, considerando ametodologia de projetos? De abordagem qualitativa do tipo interpretativo, a pesquisa teve como objetivo verificar se a metodologia de projetos contribui
para que ocorra o envolvimento dos alunos e demais agentes da escola e da comunidade e favorece a aprendizagem, beneficiando-os na resolução de problema sociais e educacionais. Para compor os resultados, optou-se pela análise de conteúdo, considerando a categorização das respostas obtidas, tendo como aporte epistemológico e conceitual os autores: Bardin (2010), Behrens (2005, 2006, 2014), Bender (2014), Freitas (2005), Hernandez (1998), Lane (1981, 1995), Torres (2000, 2014) e Veiga (1996, 1998, 2009), que foram essenciais para dar suporte às investigações. As multiplicadoras investigadas apontaram a importância de seu papel como agentes de transformação da prática educativa dos professores participantes dos programas de formação continuada, considerando a metodologia de projetos possibilidade de uma aprendizagem significativa, que, por meio do envolvimento dos demais atores da escola e da comunidade, podem promover ações sociais e educacionais de maneira coletiva e colaborativa, que solucionem questões sociais e educacionais que afetam a realidade dos alunos e da sociedade.
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